Atualização Médica

Horário: 09:00 até 17:00

Local: APM - Av. Brigadeiro Luis Antônio, 278 - Bela Vista

Banner hotsite 600x268

SIMPÓSIO NA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MEDICINA:  “1º ENCONTRO BRASILEIRO SLOW MEDICINE - A MEDICINA SEM PRESSA”

No dia de 07 de outubro de 2017, no Auditório Verde da Associação Paulista de Medicina (APM), o Departamento Científico da APM promoverá  o primeiro encontro brasileiro que discutirá, em profundidade, a filosofia, os princípios e a prática da “Slow Medicine”.

Slow Medicine, expressão traduzida livremente para o português como Medicina sem Pressa, resgata a primazia do tempo na ciência e na arte de cuidar. Tendo como pedra fundamental a relação médico-paciente, busca o resgate do tempo como aspecto essencial da prática médica, para que se construam relações sólidas e duradouras entre médicos, pacientes, famílias e comunidade. Trata-se de uma filosofia e de uma prática médica que buscam oferecer o melhor cuidado ao paciente, baseando-se nas melhores evidências científicas, centrando o foco no paciente e em seus valores, elaborando decisões ponderadas e cautelosas e sempre que possível compartilhadas. Propõe um cuidado que busque a tecnologia apropriada à singularidade de cada paciente e de sua situação vivencial, tendo como premissa que nem sempre fazer mais significa fazer melhor.

Serão abordados aspectos conceituais a partir dos quais se constroem os fundamentos da Slow Medicine, explorando as várias esferas que se abrigam sob o amplo “guarda-chuvas” da Slow Medicine - nas palavras de Ladd Bauer, um dos pensadores desta filosofia, “devemos fazer o nosso melhor para manter a Slow Medicine como um conceito aberto, como um grande guarda-chuvas que cobre todas as formas de medicina permeadas de boas ideias de como cuidar dos pacientes. Um meme, não um plano ou um conjunto de técnicas. Uma reconstrução cultural de valores.” Medicina Baseada em Valores, o Humanismo na prática médica, Medicina Narrativa, são concepções que apontam na mesma direção e que serão perscrutadas sob a ótica da Medicina sem Pressa. O impacto de seus princípios na abordagem de situações clínicas tão diversas como a dor lombar, o câncer, o luto e a atenção aos idosos e o esclarecimento das conexões e do diálogo com as práticas integrativas, fazem parte do programa do evento.

Patrocínio

Realização: