Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Atualização Médica

I Workshop Saúde Digital: segurança de dados

I Workshop Saúde Digital: segurança de dados

Data: 28/04/2017 até 28/04/2017

Horário: 07:30 até 16:00

Local: Auditório Nobre APM

O médico hoje tem uma resistência enorme em compartilhar informações eletrônicas de seus pacientes com outros especialistas ou profissionais da Saúde. E com razão, afinal, ele detém dados sensíveis de seus respectivos pacientes. Dependendo de quem tem acesso a estas informações, pode fazer mau uso delas.

Entretanto, com as transformações tecnológicas cada vez mais evoluídas no mundo, contamos atualmente com softwares altamente seguros. Assim, as ferramentas avançadas protegem os documentos daqueles que não podem ter acesso.

Também temos a legislação brasileira que resguarda os direitos dos pacientes. O próprio Conselho Federal de Medicina, em parceria com a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), possui uma resolução normativa (Resolução CFM 1821/2007) que certifica os softwares que adotam todos os requisitos necessários de segurança.

Ou seja, o País, amparado por normas, acompanha a tendência mundial de implementação de prontuários eletrônicos, de forma que haja uma facilidade de compartilhamento dos dados entre médicos, profissionais da Saúde, hospitais e laboratórios.

Nós da Associação Paulista de Medicina apoiamos esse modelo e queremos incentivar os médicos a utilizarem esse critério, com plena proteção. Como projeto piloto, a entidade é parceira na iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na adoção de uma plataforma digital que unifica os dados do paciente idoso, com nível de segurança similar a dos bancos.

Para tanto, com esse primeiro workshop, a entidade promove discussão sobre a segurança de compartilhamento de dados da saúde na rede. O evento conta com a presença de renomados especialistas na área de segurança da informação, atuantes em empresas de tecnologia e de consultoria, além de representantes do segmento de certificados digitais e advogados especializados no meio tecnológico.  

Com as experiências e casos explanados, acreditamos que as principais lideranças médicas do Brasil possam sanar todas as dúvidas a respeito do tema. A partir daí, esperamos contar com uma aderência maior do médico nesses sistemas de informação, para que seus pacientes possam utilizar melhor os recursos de saúde disponíveis.

Patrocínio


Realização:

Apoio:

Eventos Científicos