Atualização Médica

25/10 (sexta) – 20h
Solenidade  e  Coquetel  de abertura

27/10 (domingo) - a partir das 9h
Visita a dois Museus e almoço por adesão

Inscrições para Temas Livres e o Prêmio Carlos da Silva Lacaz até 26/08/2019  (regulamento no site)

Associados APM/SBHM/AMSP/AMRIGS - inscrições gratuitas

VAGAS LIMITADAS

Mensagem do Presidente do XXIV Congresso de História da Medicina

Com muito prazer e com muito carinho estamos engajados na organização do XXIV Congresso Brasileiro de História da Medicina, e a satisfação se amplia ainda mais porquanto ele retorna a São Paulo após 20 anos, e no mesmo local em que foi realizado o IV Congresso, que também tivemos a satisfação de organizar, a Associação Paulista de Medicina (APM). Aproveito para agradecer, nas pessoas de seu presidente Dr. José Luiz Gomes do Amaral e do diretor Cultural Dr. Guido Palomba, a todos da APM que estão atuando intensamente para fazer deste um grande e inesquecível evento.

O conhecimento da história da Medicina propicia a compreensão da profissão em sua totalidade, o lado ciência e o lado arte. Um Congresso de História da Medicina faz jorrar uma cascata de cultura e de humanismo, que são elementos vitais no arsenal do médico como verdadeiro artífice da cura nos moldes hipocráticos. A visão humanística é extremamente útil e importante ao médico e ao estudante de medicina, mormente hoje, em que se utiliza e se valoriza tanto a tecnologia. Saber utilizar os recursos humanísticos na prática médica é algo vital na arte de curar e através da história da medicina também se aprende isso.

A ocorrência conjunta do I Encontro das Academias de Medicina de São Paulo e do Rio Grande do Sul é uma parceria muito bem-vinda e frutífera, não apenas pela afinidade de seus membros, mas também porque vem enriquecer o temário científico do evento. Estou certo de que os participantes irão adorar o Congresso, que é uma oportunidade que ocorre na cidade de São Paulo para médicos, estudantes, historiadores e outros profissionais se abeberarem em temas interessantes e úteis, que irão enriquecer suas trajetórias profissionais.

Exercer a Medicina sem conhecer sua história é o mesmo que lavrar a terra sem olhar para o céu, sem saber de onde vem a água que irriga o solo ou a luz que é a fonte da vida.

Sejam todos bem-vindos

Lybio Martire Junior