Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Atualização Médica

02. Sobre o Congresso

02. Sobre o Congresso

Sobre o Congresso

Neste ano de 2019, ocorrerá o XXIV Congresso Brasileiro de História da Medicina e o I Encontro das Academias de Medicina de São Paulo e do Rio Grande do Sul visando a realização de ações integradas de debates, conferências, apresentação de temas livres e premiações. A organização das apresentações será estabelecida pela coordenação do congresso e contará com o encontro de médicos, professores, cientistas e estudantes de diversas áreas, criando o intercâmbio dos médicos historiadores brasileiros e de outras instituições estrangeiras, unindo as entidades dedicadas à História da Saúde e da Medicina no Brasil e no mundo.

O primeiro Congresso Brasileiro de História da Medicina foi realizado em 1951, na cidade do Rio de Janeiro, e idealizado pelo Prof. Dr. Ivolino de Vasconcelos, que fundou, juntamente com outros colegas, o Instituto Brasileiro de História da Medicina, no ano de 1945. Em 1949, começou a publicar a Revista Brasileira de História da Medicina, que teve duração efêmera. Em 1953, realizou em Recife o 2º Congresso e o 3º, novamente, no Rio de Janeiro, em 1958. O idealizador faleceu no Rio de Janeiro em 1995 e suas iniciativas relativas a um Congresso em âmbito nacional ficaram estagnadas, o que viria a ser corrigido com a criação, no dia 21 de novembro de 1997, da Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM). Assim, após 41 anos da realização do Congresso no Rio de Janeiro, em 1958, aconteceu o que foi denominado 4º Congresso Brasileiro de História da Medicina na sede da APM, na cidade de São Paulo nos dias 17 e 18 de dezembro de 1999. O sucesso do evento foi evidente, com significativo número de participantes advindos de vários estados da Federação.

A partir de então, consolidou-se como o Congresso mais expressivo relativo à História da Medicina no País, com conferências, temas livres, premiações, homenagens por meio da entrega de medalhas, apresentação de pôsteres e com participantes de todas as regiões do País. Em sua versão de 2019, é presidido pelo Dr. Lybio José Martire Junior e promove os tradicionais prêmios da Sociedade: “Prêmio Carlos da Silva Lacaz”, para estudantes de Medicina que concorrem com trabalhos na área de História da Medicina em nível nacional; ”Medalha José Correia Picanço”, para expoentes do ensino médico no estado em que se realiza o Congresso; e “Medalha Ivolino de Vasconcellos”, para aqueles que lançarem livros de História de Medicina no ano em que ocorre o Congresso e que nele estiverem inscritos.

encontro das academias

A ideia sobre a realização do I Encontro das Academias

Conjuntamente ao evento, será realizado o I Encontro das Academias de Medicina de São Paulo e do Rio Grande do Sul. A ideia surgiu por meio do então presidente da da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, Dr. Gilberto Schwartsmann, abraçada pelo atual presidente Carlos Henrique Menke, e posterior encontro entre o presidente da Associação Paulista de Medicina e da Academia de Medicina de São Paulo, Dr. José Luiz Gomes do Amaral, e o presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina, Dr. Lybio José Martire Junior, ocorrida na sede da Associação Paulista de Medicina em 25 de março de 2019.

Pela primeira vez, as Academias de Medicina do Rio Grande do Sul e de São Paulo farão um encontro e a intenção é que o mesmo se repita sempre alternando os Estados a cada ano, considerando a proximidade de intenções entre as Academias, já que haviam datas de reuniões próximas conjuntas entre elas.

Associados APM tem inscrição gratuita

Valor Não associado: R$ 100,00

Associe-se

Patrocínio


Realização:

Apoio:

Eventos Científicos



Valor das Consultas

Saiba qual o valor real de sua consulta com a calculadora criada pela APM