Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Atualização Médica

03. Entidades Realizadoras

03. Entidades Realizadoras

As Entidades Realizadoras

SBHM_1

A Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM), que nasceu em 21 de novembro de 1997, é uma Associação Civil sem fins lucrativos que tem sua sede no Museu "Carlos da Silva Lacaz", localizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Veio preencher a lacuna deixada pelo desaparecimento do Instituto Brasileiro de História da Medicina, que havia sido criado em 1945. Sua história começou em setembro de 1996, durante o 35º Congresso da Sociedade Internacional de História da Medicina, realizado em Cós, na Grécia. No evento, o Brasil era um dos poucos países que não estava sendo representado por uma organização nacional. Foi então que três brasileiros presentes no referido evento se reuniram para discutir a criação de uma sociedade brasileira para o estudo e a divulgação da História da Medicina. Ulysses G. Meneghelli (Ribeirão Preto), Joffre Marcondes de Rezende e Argeu Castro Rocha (ambos de Goiânia) participavam do Congresso de forma independente, ligados às suas instituições de origem.

Academia Sul-Rio-Grandese_1

A Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, fundada em 19 de maio de 1990, na cidade de Porto Alegre (RS), onde tem sua sede e foro, é uma sociedade civil e científica sem fins lucrativos, com duração por tempo indeterminado. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento e o progresso da Medicina e das Ciências correlatas, colaborar com as autoridades oficiais competentes em assuntos relativos à saúde pública e problemas correlatos, apresentar sugestões, solicitar providências e manter intercâmbio com entidades afins e com instituições públicas e privadas.

Academia Paulista de Medicina_1

A Academia de Medicina de São Paulo (AMSP) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 7 de março de 1895, sucessora da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, que tem por finalidade preservar a tradição, a história e o progresso da Medicina e das ciências afins. Mantém estreitas relações com o poder público e com entidades semelhantes de âmbito estadual, nacional ou internacional. Com 130 cadeiras, congrega patronos representáveis, além de congregar reitores das principais Universidades do estado de São Paulo, ministros, secretários de estado e professores eméritos das melhores escolas médicas de São Paulo, assim como renomados médicos de várias especialidades.

Logo APM final_1

A Associação Paulista de Medicina (APM), fundada em 1930, é uma entidade do terceiro setor sem fins lucrativos e de utilidade pública, cujo papel é representar os médicos do estado de São Paulo na capital e no interior. Com 14 Distritais compostas por 75 Regionais ativas, além de cerca de 50 Departamentos e Comitês Científicos, é federada à Associação Médica Brasileira (AMB) no estado de São Paulo. Esta, por sua vez, é filiada à Associação Médica Mundial (WMA – Word Medical Association). A atuação da APM tem como pilares a defesa da boa prática médica, a educação continuada, a prestação de serviços aos médicos, a união da classe e as parcerias com outros representantes da sociedade civil organizada, privados e públicos, nacionais ou internacionais.



Associados APM tem inscrição gratuita

Valor Não associado: R$ 100,00

Associe-se

Patrocínio


Realização:

Apoio:

Eventos Científicos