Atualização Médica

Indicadores e Estudos

• 01. História do Sistema de Saúde Brasileiro

1808: Criadas as duas primeiras faculdades de Medicina do Brasil, atuais UFBA e UFRJ

1828: Após a Independência, foi promulgada a lei de Municipalização dos Serviços de Saúde e criada a Inspeção de Saúde Pública do Porto do Rio de Janeiro

1838: Regulamento Provincial organiza o Diretório Vacínico, tornando obrigatória a vacinação em São Paulo

1850: Concedido ao Ministério do Império um crédito extraordinário para melhorar o estado sanitário da capital e de outras províncias

1852: Instalado o Hospício dos Alienados, com o nome de Asylo Provisório de Alienados

1859: Fundada a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência de São Paulo, que mantém até os dias atuais um hospital e outras unidades de atendimento, ensino e pesquisa

1878: A Câmara Municipal de São Paulo, após surto epidêmico na cidade, resolve construir o Hospital dos Variolosos, atual Instituto de Infectologia Emílio Ribas

1895: Fundada a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, atual Academia de Medicina de São Paulo

1901: Criação do Instituto Butantan, concebido por Vital Brazil nos moldes do instituto criado por Louis Pasteur em Paris

1903: Oswaldo Cruz, importante sanitarista, foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde

1906: Inaugurado Sanatório na Av. Paulista pelas irmãs da Congregação de Santa Catarina, atual Hospital Santa Catarina

1920: Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho lança pedra fundamental do prédio da Faculdade de Medicina, inaugurada em 1931 e integrada à USP em 1934

1920: Reforma de Carlos Chagas reorganizou os Serviços de Saúde Pública, criando o Departamento Nacional de Saúde Pública

1923: Lei Eloy Chaves estabelece a Previdência Social, trazendo a saúde – vista como assistência médica – como um seguro

1930: Fundação da Associação Paulista de Medicina, por um grupo de 140 médicos

1933: Nasce a Escola Paulista de Medicina, futuramente integrada à Universidade Federal de São Paulo

1940: Inaugurado o Hospital São Paulo, ligado à Escola Paulista de Medicina, que foi a primeira faculdade a possuir um hospital

1941: Processada nova reforma da Saúde Pública Federal, orientada por Barros Barreto. A estrutura criada manteve as linhas gerais durante vários anos

1944: É inaugurado o conjunto do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

1945: Decreto-lei 7.955/1945, revogado em 1957 pela lei 3.268, institui os Conselhos Federal e Regionais de Medicina

1950: Até a data, o Brasil possuía apenas 15 faculdades de Medicina

1951: Criação da Associação Médica Brasileira, durante o III Congresso da APM

1953: Criação do Ministério da Saúde

1957: Criação da residência médica, pela Escola Paulista de Medicina

1966: Criação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), que consolidava o modelo médico-assistencial privatista

1975: Criação do Sistema Nacional de Saúde

1977: Criação do Sistema Nacional da Previdência Social e, com ele, a organização símbolo do modelo médico, o Inamps

1986: VIII Conferência Nacional de Saúde, onde prolifera a ideia da criação do Sistema Único de Saúde

1988: Nova Constituição Federal brasileira, que estabelece o SUS e define a Saúde como “direito de todos e dever do Estado”

1998: Lei dos planos de saúde (9.656/1998) e abertura da 100ª faculdade de Medicina no Brasil

1999: Criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

2000: Criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

2003: Criação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM)

2007: Fim da CPMF, que vigorou por mais de 10 anos

2016: PEC do Teto limita o orçamento da Saúde por 20 anos

Fontes: Livro 450 anos de História da Medicina Paulistana e sites Escolas Médicas e Cronologia Histórica da Saúde Pública

• 02. Índices demográficos

1_1

12

13

14

Fonte: The Lancet - Brazil’s unified health system: the first 30 years and prospects for the future

• 03. Índices de mortalidade

15

16

18

19

• 04. Índices sociais

20

21

22

23

• 05. Índices do sistema

24

25

17

• 06. Índices de financiamento

26

27

28

• De que maneira critérios econômicos interferem na prática médica?

Nos dias atuais, é vital que o profissional da medicina tenha cada vez mais subsídios técnicos para balizar discussões e avaliações. dessa maneira, o departamento de economia médica da associação paulista de medicina passará a produzir e publicar, periodicamente, estudos sobre diversos assuntos que envolvem questões macroeconômicas na área da saúde.

Serão abordados temas como o detalhamento da composição dos índices e indicadores econômicos existentes e a construção de novos, acompanhamento do mercado da Saúde, avaliação de relatórios publicados pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e demais partícipes do segmento da Saúde, seja no âmbito público ou privado.

Os assuntos abaixo já estão definidos para os próximos meses:

Qual a diferença entre índices e indicadores?
    Qual é a composição dos diversos índices econômicos?
    O mercado da Saúde Suplementar.
    Farmacoeconomia: o que é e quais as suas implicações?
    Fique atento, pois a divulgação destas análises e documentos acontecerá por meio de diversos canais de comunicação da APM com seus associados, na própria Revista da APM, e-mails marketing, portal (www.apm.org.br), newsletters e também via cursos, jornadas e fóruns.

A Associação Paulista de Medicina quer que a classe médica ocupe seu papel como ator, senão principal, mas um dos mais importantes, da prática em Saúde. A entidade tem por dever atuar como polo formador de opinião sobre o tema, elaborando estudos que permitirão fazer a interface entre critérios técnicos e econômicos, resgatando o papel ético nestas discussões.

Deixar de simplesmente acatar desenhos e definições de formatos de outros atores é mais uma grande responsabilidade que a APM assume.

• Evolução na saúde suplementar

A Lei 9.656/99, também chamada "Lei dos Planos de Saúde", foi publicada em 3 de junho de 1998, e definiu parâmetros específicos a serem seguidos por todas as operadoras de planos de saúde. Até então, havia grande assimetria de coberturas, obrigações e direitos.

Isto significou que todos os planos de saúde, comercializados a partir de 1º de janeiro de 1999, foram colocados no mesmo patamar. Ela definiu inclusive o Rol de Procedimentos de Cobertura Obrigatória, a serem contemplados por todos os planos. Assim sendo, todos os planos assinados a partir desta data passaram a ser denominados "planos regulamentados".

Já a ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar foi criada pela Lei 9.961, de 28 de janeiro de 2000, ou seja, mais de um ano após a edição da Lei 9.656.

Como atribuições da ANS temos: normatizar ações relacionadas aos prestadores de serviços da saúde suplementar; acompanhar as relações entre prestadores e operadoras, inclusive quanto à contratualização; discutir e propor critérios de qualidade para o monitoramento da atuação de prestadores no mercado; promover a integração técnica com o Sistema Único de Saúde e desenvolver estudos e pesquisas para aprimorar a qualidade da prestação de serviços.

Dados do setor

Ao considerarmos os números fornecidos pela ANS, verificamos que em dezembro de 2000, existiam 31.161.000 de usuários cobertos por planos de saúde de assistência médica (excluindo os planos exclusivamente odontológicos), e este número saltou para 50.516.00 em junho de 2015, ou seja, um crescimento de 62%.

Este número também informa que quase 26% da população brasileira possui plano de saúde, mas com assimetria na distribuição por estado da Federação, pois mais de 40% do total de usuários estão concentrados no estado de São Paulo. Dependendo da região, SP pode ter quase 60% da sua população coberta por plano de saúde, como é o caso da cidade de São Paulo.

Com relação à distribuição por tipo de operadora, em junho de 2015, 38% dos 50,5 milhões de usuários estavam relacionados a Cooperativas Médicas, 34% com Empresas de Medicina de Grupo, 15% com Seguradoras de Saúde, 11% com Autogestões e 2% com Entidades denominadas "Filantrópicas" (geralmente planos de Hospitais Beneficentes e Santas Casas). Já no número de operadoras existentes, houve uma contração de quase 49%, saindo de 1.969 em dezembro de 1999 para 1.013 em junho de 2015.

Fato muito interessante é a grande concentração de usuários em algumas operadoras, pois três delas detêm 20% do total de usuários (9,8 milhões) e 26 concentram mais de 50% do total (25,4 milhões de usuários)

• Você sabe as diferenças entre os índices IGP-DI, IGP-M, IPCA, INPC e IPC?

Existe no Brasil um grande número de indicadores de medição da inflação, idealizados pelas áreas econômicas de diversos institutos e entidades sociais. Mas quais os motivos da divergência entre os diversos índices? Os valores apurados não deveriam ser os mesmos?

IGP-DI (Índice Geral de Preços de Disponibilidade Interna) e IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) - Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Aferem praticamente as mesmas variações, diferindo principalmente nas datas de medição. Enquanto o IGP-M refere-se ao período do dia 21 do mês anterior ao dia 20 do mês de referência, o IGP-DI refere-se a período do dia 1 ao dia 30 do mês em referência.

Atualmente, o IGP-M é utilizado para a correção de contratos de aluguel e como indexador de algumas tarifas, como de energia elétrica.

IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O IPCA é a principal referência para as metas oficiais de inflação. São coletados mensalmente os preços junto ao comércio, prestadores de serviço, concessionárias de serviço públicos e domicílios, nas regiões metropolitanas de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia (município), Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, tendo como população alvo as famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos.

Já o INPC tem como população alvo as famílias com renda entre 1 e 5 salários mínimos (cerca de 50% do total), com a coleta mensal de dados realizada nos mesmos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios do IPCA.

IPC (Índice de Preços ao Consumidor) - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE/USP)

Divulgado desde fevereiro de 1939, mede a variação de preços para o consumidor na cidade de São Paulo, com base nos gastos de quem ganha de 1 a 20 salários mínimos. É composto pelos preços de alimentação, habitação, transportes, despesas pessoais, vestuário, saúde e cuidados pessoais e educação.

Eventos Científicos