Febre Amarela: medidas preventivas e funcionamento normal no Clube de Campo da APM

Outubro 26, 2017

Apesar da interdição de parques municipais e estaduais da Zona Norte pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo – que confirmou a identificação de vírus de febre amarela em macaco morto no Horto Florestal – o Clube de Campo da Associação Paulista de Medicina está funcionando normalmente, pois não há evidências de contaminação em seu espaço.

Além de tomar todas as providências preventivas com relação à transmissão da doença e de incentivar a vacinação de todos os colaboradores de sua sede campestre, a Associação Paulista de Medicina também recomenda que seus associados e familiares se vacinem antes de visitar o Clube.

A vacina está indicada a partir dos 9 meses de idade. Porém, em condições de surto, pode ser antecipada para os 6 meses de idade, de acordo com orientações da Sociedade Brasileira de Infectologia. Para evitar a picada do mosquito, a SBI ainda recomenda o uso de camisa de manga longa, de calça comprida e de repelentes adequados.

Ações de vacinação em Caieiras

Nesta sexta-feira (27), das 8h30 às 12 horas, a Escola Municipal Gino Dártora, no Jardim Santa Inês, receberá a equipe da vigilância epidemiológica da prefeitura de Caieiras para promover campanha de imunização contra a febre amarela.

No sábado (28), das 8h30 às 12 horas, a ação acontecerá na Base da Guarda Civil Municipal, também em Santa Inês. Às 10 horas, outra equipe atenderá na Fazenda Santa Rosa.

Transmissão e sintomas

Em regiões rurais, os mosquitos transmissores da febre amarela, Haemagogus e Sabethes, são comuns. Em via de regra, há grande transmissão entre mosquitos e animais, principalmente macacos, e pode ocorrer transmissão eventual para o ser humano por picada de vetor silvestre.

Já no meio urbano, a infecção se dá pelo Aedes aegypti quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra a doença circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado.

Os sintomas são febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

Clube de Benefícios

Informe APM

Envio semanal das principais notícias do segmento de saúde e as atividades da classe médica, benefícios, dicas culturais e muito mais.