Patrimônio valorizado dia a dia

Março 02, 2017
Patrimônio valorizado dia a dia

Com a intenção de proporcionar mais conforto ao associado, a atual diretoria tem realizado transformações importantes nos patrimônios da Associação Paulista de Medicina. No Clube de Campo, por exemplo, as reformas envolvem espaços como os de alimentação, esportes, recreações e acomodação, além de melhorias no fornecimento de água.

“Há um bom tempo, trabalhamos por esses avanços. Todos os associados do estado de São Paulo são contemplados com isso”, destaca o presidente da APM, Florisval Meinão. Entre agosto de 2016 e janeiro deste ano, o restaurante da sede campestre passou por uma completa modernização, que incluiu desde modificações na cozinha à adaptação de banheiro para as pessoas com necessidades especiais. Logo na entrada, um toldo de vidro protege os usuários que saem do carro.

“Na cozinha, agora há uma área de fluxo que facilita a locomoção de qualquer órgão público para a fiscalização da manipulação higiênica dos alimentos. Existe ainda a câmara fria para empacotamento a vácuo, fogão de alta capacidade, forno plenamente qualificado e departamento de massa individualizado. Em suma, é um restaurante desenvolvido e altamente diferenciado”, reforça Alfredo Freitas Santos Filho, diretor Social da APM.

No complexo agregado ao restaurante, foi instalada uma cobertura de 400 metros quadrados. “Tanto o restaurante como a área externa protegida de quaisquer condições climáticas intensas estão disponíveis para a realização de festas de casamento, aniversários etc.”, acrescenta o diretor Social.

A varanda do restaurante, que permite visão da hípica e da parte profunda do clube, e a assistência de barzinho com bebidas especiais são outros serviços e comodidades possíveis de serem conferidos com as transformações. “Ficou muito confortável. Retiramos itens obsoletos que não se utilizavam mais e inovamos em vários outros”, diz Meinão.

Melhorias diversas

Uma das primeiras grandes realizações desta gestão na sede campestre foi o projeto para utilização da água de poços artesianos. “É um sonho realizado ter autonomia no fornecimento de água, sem depender das minas naturais que estavam se esgotando”, informa Santos.

O poço artesiano tem 180 metros de profundidade e bombeia quatro mil litros de água por hora, que vão para dois reservatórios com capacidade de 50 mil litros cada. “Em 24 horas e 30 minutos, temos os reservatórios cheios em um total de 100 mil litros de água, o que permite sustentar o clube com muita tranquilidade e com uma sobra significativa”, afirma o responsável pelo local. Nas acomodações dos 12 chalés ou das 12 suítes, os novos lençóis de 180 fios e com algodão de primeira qualidade dão um aconchego todo especial aos hóspedes. Além disso, com os recursos próprios do campeonato de futebol realizado desde 2014 – com times formados por médicos –, a APM conseguiu remodelar o campo, ao colocar mais de 8 mil metros quadrados de grama profissional na área. As quadras poliesportiva e de tênis também passaram por mudanças infraestruturais que as deixaram mais novas e seguras.

 

Projetos em andamento

Os cuidados com a sede campestre envolvem até a estrada principal interna, que permite o percurso a todas as dependências do local. “Estamos em processo de licitação para a reformulação de toda a estrada, com uma pavimentação especial que possa fazer o índice de absorção necessária e dar conforto à chegada dos visitantes às diversas áreas do clube”, explica o diretor.

Um novo Pesque e Solte, pensado especialmente para a diversão das crianças, também está prestes a ser inaugurado. Com a realização recente das obras de desvios e tubulações da água de enxurrada, o lago ficou mais limpo. “Agora, vamos colocar peixes especiais que se adaptam à região e temperatura da água”, declara Santos. Até junho, está prevista a abertura oficial do pesqueiro ao público.

O 2º vice-presidente da APM, Donaldo Cerci da Cunha, ainda reitera sobre os resultados positivos atingidos com cada adequação. “Graças ao trabalho conjunto da diretoria da APM, conseguimos inovar a um custo bastante satisfatório. É um novo clube, realmente está bem diferenciado”.

Sede social

Atualmente, no edifício da APM Estadual, localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, foi iniciada a obra no pavimento térreo. Toda a área de atendimento aos associados ficará à direita da entrada do prédio, em um espaço mais aconchegante e moderno, para unificar todos os serviços da entidade e dinamizar o acolhimento.

Além disso, a segurança será aperfeiçoada com o controle de entrada por meio de catracas biométricas. As mudanças ainda abrangem a implantação de uma área sociocultural no próprio térreo, em um formato multifuncional, que abrigará lançamentos de livros, palestras e exposições. A modernização do cyber café e a adaptação de sanitários para pessoas com deficiência são outros pontos incluídos na reforma. O término está previsto para o dia 30 de abril. Em conjunto com as reformas, novas instalações de hidráulica e esgoto estão sendo efetivadas, essenciais para a regularização desses sistemas com a Sabesp. Além de alguns vazamentos por conta da tubulação antiga, as águas pluviais hoje se misturam com as de esgoto, e há refluxo nos banheiros do andar térreo, principalmente nos períodos de chuvas de verão.

A reforma elétrica do prédio foi concluída em 2014. No período, foi instalado um Quadro Geral de Baixa Tensão (QGBT), que atende às normas atuais vigentes de adequação de instalações e de segurança pessoal e patrimonial, melhorando a distribuição de energia em todo o edifício e, consequentemente, trazendo economia no consumo.

No terceiro andar, duas das oito salas de reunião que atendiam no máximo 25 pessoas foram ampliadas para abrigarem até 50 indivíduos e poderem ser utilizadas como salas de aula para o MBA Executivo de Gestão em Saúde e outras locações para sociedades de especialidades. No Auditório Nobre, sala de reunião da Presidência e Espaço Maracá, foram realizados serviços como de pintura, polimento de pisos interno e do hall dos elevadores, além de manutenção de todo o sistema de ar-condicionado.

 

Matéria publicada na Revista da APM - edição 685 -  jan/fev 2017 

Fotos: Osmar Bustos

Clube de Benefícios


Informe APM

Envio semanal das principais notícias do segmento de saúde e as atividades da classe médica, benefícios, dicas culturais e muito mais.