Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Cultural

Cine Debate

Mensalmente, trazemos sessões de filmes com temas relacionados ao cotidiano. Após as exibições, os assuntos são analisados por especialistas como psicanalistas, jornalistas, cineastas, psicólogos, roteiristas, atores, advogados e outros profissionais de diversas áreas envolvidas com os temas propostos, com a participação da plateia. Desde seu surgimento, em 1998, o Cine Debate é coordenado pelo psiquiatra Wimer Bottura Júnior. Ocorre às sextas-feiras, às 19h, com entrada franca.

Cine Debate

PROGRAMAÇÃO 2017

23 de junho
GILDA
EUA, 1946 – Drama/Romance. 110 min.
Direção: Charles Vidor. 
Elenco: Rita Hayworth, Glenn Ford, George MacReady. 
Sinopse: Johnny Farrell é promovido a gerente de um famoso clube noturno em Buenos Aires, de propriedade de um amigo seu. Quando Gilda, a mulher de seu amigo, é apresentada a Johnny, ele a reconhece, pois tiveram um caso no passado. É quando o antigo amor existente entre os dois é reacendido.
Debate: O perigo da sedução
Debatedores:
Arthur Kaufman
– Professor Doutor do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e Coordenador da disciplina de graduação “Psicologia Médica”. Mestre e Doutor em Psiquiatria pela FMUSP.
Gisela Castanho – Psicóloga (USP), Psicodramatista, Terapeuta de adolescentes, adultos, casais e família, Professora de curso de especialização em Psicodrama na Sociedade de Psicodrama de São Paulo, Diretora de ensino e pesquisa no CEAF (Centro de Estudos e Assistência à Família) e Autora de livros.

7 de julho
DUELO DE TITÃS
EUA, 1959 – Drama/Faroeste/Suspense. 95 min.
Direção: John Sturges. 
Elenco: Kirk Douglas, Anthony Quinn, Ziva Rodann. 
Sinopse: A mulher do xerife Matt Morgan é violentada e morta por uma dupla de cowboys. Morgan acaba descobrindo que um dos homens que procura é o jovem e mimado filho de Belden. Determinado a levá-lo para julgamento, o xerife entra em choque com seu amigo, que por sua vez tenta impedí-lo a todo custo.
Debatedores:
Artur Zular
– Presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática – Regional São Paulo, Diretor Científico do Departamento de Medicina Psicossomática da Associação Paulista de Medicina, Diretor Científico do Instituto Qualidade de Vida e Autor dos livros “Sucesso sem Stress” e “Stress e Qualidade de Vida no Trabalho”.
Marina da Costa Manso Vasconcellos – Psicóloga formada em 1989 pela PUC/SP, especialização em Psicodrama Terapêutico pelo Instituto Sedes Sapientiae, Professora colaboradora na matéria de Psicologia Médica do curso de medicina da USP, Terapeuta de casais e famílias pela UNIFESP e Psicóloga colaboradora no AMITI – Ambulatório Integrado nos Transtornos do Impulso do Hospital das Clínicas de São Paulo.

11 de agosto
O BELO ANTÔNIO
ITA, 1960 - Comédia/Drama. 105 min.
Direção: Mauro Bolognini. Elenco: Claudia Cardinale, Marcello Mastroianni, Pierre Brasseur.
Sinopse: As mulheres amam o bonito Antônio Magnano, porque acreditam que ele seja o amante perfeito. Mas, Antônio tem problemas para preencher esse ideal e Barbara Puglisi só percebe seus fracassos quando eles são casados. Quando a cidade aprende sobre seu problema começam a rir dele.
Debate: As aparências enganam

1º de setembro
EU TE MATAREI, QUERIDA
EUA, 1954 – Romance/Drama. 98 min.
Direção: Henry Koster. 
Elenco: Olivia de Havilland, Richard Burton, John Sutton.
Sinopse: Quando o rico primo de Philip Ashley, Ambrose, morre em circunstâncias suspeitas Philip se convence de que ele foi assassinado por sua nova esposa, Rachel, para herdar sua fortuna. Ele se apaixona por ela e começa a achar que suas suspeitas são infundadas, mas, por outro lado, Rachel parece manipular toda a situação para ficar com a propriedade, já que Philip herdou tudo.
Debate: Nem tudo é o que parece

6 de outubro
CAMINHANDO NAS NUVENS
EUA, 1995 – Romance/Drama. 102 min.
Direção: Alfonso Arau. 
Elenco: Keanu Reeves, Anthony Quinn, Aitana Sánchez-Gijón.
Sinopse: Depois da guerra, Paul se torna vendedor de chocolates. Durante viagem de negócios, ele conhece Victoria, herdeira de um vinhedo, que está gravida. Ela propõe a Paul que se passe por seu marido para agradar a família, mas ele já é casado.
Debate: A generosidade atrai

10 de novembro
A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM
EUA, 1968 – Comédia/Drama/Romance. 105 min.
Direção: Mike Nichols. Elenco: Anne Bancroft, Dustin Hoffman e Katharine Ross.
Sinopse: Após se formar na faculdade, Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) retorna para casa. Indeciso quanto ao seu futuro, ele acaba sendo seduzido pela Sra. Robinson (Anne Bancroft), uma amiga de seus pais. A relação se complica ainda mais quando o rapaz se apaixona pela filha dela, Elaine (Katharine Ross).
Debate: A imprevisibilidade do amor

1º de dezembro
NEGÓCIOS DE FAMÍLIA
EUA, 1989 – Comédia. 110 min.
Direção: Sidney Lumet. Elenco: B.D. Wong, Sean Connery, Dustin Hoffman
Sinopse: Quando é libertado um velho (Sean Connery) acostumado a aplicar golpes convida o neto (Matthew Broderick), que deseja seguir seus passos, a ajuda-lo em um assalto. Mas o pai do jovem (Dustin Hoffman), um ex-assaltante, reluta em apoiar tal empreitada.
Debate: Certo, errado, legal e ético

Por motivo de segurança e comodidade, solicitamos atenção para o horário de entrada no auditório, até às 19h, já que não é permitida a entrada após o início do filme.

Informações e reserva antecipada de lugares: (11) 3188-4334 ou eventosculturais@apm.org.br
Local: Auditório da Associação Paulista de Medicina
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 9º andar | Bela Vista - São Paulo/SP

Agende-se

Cobertura das Últimas Edições


Patrocínio


Apoio:

Eventos Científicos