Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Cultural

Cine Debate

Mensalmente, trazemos sessões de filmes com temas relacionados ao cotidiano. Após as exibições, os assuntos são analisados por especialistas como psicanalistas, jornalistas, cineastas, psicólogos, roteiristas, atores, advogados e outros profissionais de diversas áreas envolvidas com os temas propostos, com a participação da plateia. Desde seu surgimento, em 1998, o Cine Debate é coordenado pelo psiquiatra Wimer Bottura Júnior. Ocorre às sextas-feiras, às 19h, com entrada franca.

Cine Debate

15 de junho 

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO – EUA, 1980– Drama/Romance. 103 min.

Dir.: Jeannot Szwarc. Com: Christopher Reeve, Jane Seymour, Christopher Plummer.

Sinopse: Na noite de estreia de sua peça, um jovem escritor se depara com uma senhora misteriosa que desesperadamente pede para que ele volte para ela. Após alguns anos, ele descobre que ela foi uma conceituada atriz do início do século. Obcecado, ele decide viajar no tempo usando a hipnose para encontrá-la.

Debate: Além do acaso

Debatedores:

Antonio Sérgio Pereira de Souza – Psiquiatra e Psicoterapeuta. Professor convidado na disciplina de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Maria Cristina de Carvalho Saraiva - Psicóloga clínica, educacional e orientação de pais desde 1986. Formação em Psicossomática e Membro da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (ABMP-SP). Personal e Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching – SBC/SP. Artes Plásticas e Cênicas .

20 de julho 
DUAS MULHERES- FRA/ITA, 1960 – Drama/Guerra. 100 min.

Dir.: Vittorio de Sica Com: Sophia Loren, Andrea Checchi, Bruna Cealti.

Sinopse: Durante a Segunda Guerra, mulher viúva decide fugir da pequena cidade em que vive com a filha adolescente em busca de um lugar mais seguro.

Debate: O comportamento e a maldade humana

3 de agosto 
PERDIDOS NA NOITE - EUA, 1969 – Drama. 113 min.

Dir.: John Schlesinger. Com: Dustin Hoffman, Jon Voight, Barnard Hughes.

Sinopse: Caubói (Jon Voight) texano, bonito, inocente e caipira, tenta ganhar a vida em Nova York prostituindo-se com mulheres. Através da amizade de um marginal (Dustin Hoffman) descobre a face cruel da vida.

Debate: Os recantos sombrios das grandes cidades

14 de setembro 

ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR- EUA, 1967 – Comédia Dramática/Romance. 108 min.

Dir.: Stanley Kramer. Com: Spencer Tracy, Sidney Poitier, Katharine Hepburn.

Sinopse: Em São Francisco, Matt Drayton (Spencer Tracy) e Christina Drayton (Katharine Hepburn), um conceituado casal, se choca ao saber que Joey Drayton (Katharine Houghton), sua filha, está noiva de John Prentice (Sidney Poitier), um negro. A partir de então dão início à uma tentativa de encontrar algo desabonador no pretendente, mas só descobrem qualidades morais e profissionais acima da média.

Debate: Um olhar sobre crenças, racismo e sociedade

5 de outubro
O DIÁRIO DE UMA CAMAREIRA – FRA/ITA, 1964–Comédia dramática/Policial/Drama. 99 min.

Dir.: Luis Buñuel Com: Jeanne Moreau, Georges Géret, Michel Piccoli.

Sinopse: A camareira Celestine arranja um emprego na casa da família Monteil, cercada de peculiaridades, como a patroa frígida, seu marido infiel e um senhor com fetiche por sapatos femininos. Uma menina é estuprada e morta na região e todas as evidências apontam para Joseph, um trabalhador local, como autor do crime. Ele se sente atraído por Celestine e a pede em casamento. Para tentar provar que ele é o assassino, Celestine cede às suas investidas.

Debate: A cruel verdade entre frieza e indiferença

23 de novembro
DESEJOS PROIBIDOS – FRA/ITA, 1953– Drama/Romance. 100 min.

Dir.: Max Ophüls Com: Charles Boyer, Danielle Darrieux, Vittorio De Sica

Sinopse: Paris, final do século XIX. Louise (Danielle Darrieux), esposa do general André (Charles Boyer), vende um par de brincos que ganhou de presente do marido para pagar dívidas. A joia volta às mãos de André, que entrega à sua amante, Lola (Lia Di Leo), que partirá em breve. Por fim os brincos encontram o Barão Fabrizio Donati (Vittorio De Sica), um diplomata italiano por quem Louise cai de amores.

Debate: A superficialidade e a instabilidade das paixões

 

Por motivo de segurança e comodidade, solicitamos atenção para o horário de entrada no auditório, até às 19h, já que não é permitida a entrada após o início do filme.

Informações e reservas: (11) 3188.4303/ 4302 – das 8h30 às 17h30 e (11) 3188.4304 – das 10h às 19h ou eventosculturais@apm.org.br

Local: Auditório da Associação Paulista de Medicina
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 9º andar | Bela Vista - São Paulo/SP

*Estacionamentos conveniados:
Multipark - Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 308 - das 7h às 23h
5RÁ - Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 311 - das 7h às 23h
Park Plus - Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 318 - das 7h às 23h

*Desconto concedido de acordo com a política de preço do estacionamento

Agende-se

Cobertura das Últimas Edições


Patrocínio


Apoio:

Eventos Científicos