Cultural

Musica em Pauta

Música em Pauta traz, no auditório da APM, concertos esporádicos de música erudita e instrumental com os melhores nomes da música nacional e internacional. O projeto faz parte da agenda cultural da cidade de São Paulo.

Desde 2000, já recebeu grandes nomes nacionais e internacionais, como Gilberto Tinetti, Watson Clis, Celine Imbert, Elisa Fukuda, Ilton Wjuniski, Trio Images, Li Wang (do Canadá), Paulo Gori, Antonio Carrasqueira, o duo pianístico formado pelas russas Olga Kiun e Ana Yarovaia; Carmem Monarca, Heloisa Amaral, Banda Mantiqueira, Carlos Malta, Proveta Trio e Eudóxia de Barros.

27 de setembro de 2017 – quarta-feira, 20h30

Walmir Gil Quinteto

4. Walmir Gil

Um dos mais notáveis trompetistas brasileiros e um dos fundadores da aclamada Banda Mantiqueira, Walmir Gil virá ao palco da APM com a formação de quinteto, apresentando um repertório variado, que transitará entre os clássicos do jazz e da Música Popular Brasileira.

Formação:

Walmir Gil - Trompete/ Flugel-horn

Mestre pela Universidade Estadual de Campinas, começou a tocar trompa aos 10 anos na banda Lira Musical Pedro Salgado, em São Paulo. Na mesma banda, mudou de instrumento e passou para o trompete. Iniciou sua carreira tocando em bailes, casas noturnas e acompanhando artistas. Integrou bandas de artistas como Ângela Maria, Djavan, Guinga, Gal Costa, César Camargo Mariano, Simone e Fafá de Belém, entre outros. Acompanhou artistas internacionais como Anita O’Day, Bobby Short, Natalie Cole, Sadao Watanabe, Benny Carter etc.

Josué dos Santos – Sax Tenor

O saxofonista e flautista, professor de saxofone na Escola de Música do Estado de São Paulo, é atuante na cena instrumental paulistana e integra alguns dos mais importantes grupos do segmento, como a Banda Mantiqueira e a Sound Scape Big Band. Apaixonado pelos universos do saxofone e da flauta, tanto na música erudita como no jazz, e sob forte influência destas correntes, o músico procura desenvolver uma linguagem na música brasileira utilizando como material os ritmos e o repertório dos grandes compositores.

João Cristal - Piano

Pianista, arranjador e produtor, dividiu palco com grandes nomes da música popular brasileira, como Wilson Simonal, Elisete Cardoso, Paula Lima etc. Lançou o CD instrumental “João Cristal e Banda Brazuca”, com formação de big band, aclamado pela crítica especializada. Fez os arranjos em shows de Rita Lee, Paula Lima e Zélia Duncan. Produziu, dirigiu e fez os arranjos do CD de Tereza Salgueiro, com composições de 1930 a 1970. O mesmo projeto viajou para a Europa, México, Israel e América Latina.

Nilton Leonarde - Contrabaixo

8. Nilton Leonarde

Estudou na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e na Escola Municipal de Música de São Paulo. Atua como profissional desde 1980, principalmente em shows com renomados artistas nacionais e internacionais. Atualmente, desenvolve trabalho de composição na área da música instrumental, além de sua atuação como profissional em estúdios e shows.

Max Sallum – Bateria

5. Max Sallum

Sua formação musical foi no CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical), entre 1985 e 1989. Atualmente, tem tocado com a pianista Christianne Neves (Havana Brasil, Fernanda Porto e Heart Breakers), a cantora Fernanda Porto e o trompetista Walmir Gil (Djavan, Seu Jorge, Banda Mantiqueira), além de participar de gravações e lecionar bateria em escolas privadas, bem como aulas particulares.

1. Caravan – Duke Ellington (1899-1974) e Juan Tizol (1900-1984)
  2. Autumn Leaves – Joseph Kosma (1905-1964) e Jacques Prévert (1900-1977)
  3. Café com Pão – João Donato (1934) e Eloir de Moraes (1928-2004)
  4. Inútil Paisagem - Tom Jobim (1927-1994) e Aloysio de Oliveira (1914-1995)