Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Notícias

DISTRITAIS

20/09/2018 - 3ª Região abrange Vale do Paraíba

“MUITOS ESFORÇOS FORAM feitos no sentido de agrupar os profissionais em torno das casas dos médicos. Esperamos que esse trabalho de perseverança continue resultando em colheita de frutos por muitos anos”, destaca o diretor da 3a Distrital da Associação Paulista de Medicina, Camillo Soubhia Júnior, ao relembrar da mudança ocorrida no critério de repasse para as Regionais, que desde o início de 2017 garante mais verba para elas.

A região engloba o Vale do Paraíba e é composta pelas APMs de Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cruzeiro, São José dos Campos e Taubaté, totalizando quase mil associados. Soubhia afirma que o principal motivo da existência de uma associação é defender a classe médica, principalmente em termos econômicos. No entanto, para ele, o maior desafio atual é trazer o recém-formado para o associativismo. “A APM tem como um dos objetivos principais resguardar a figura do profissional em seu ambiente de trabalho das possíveis situações adversas, por exemplo, reivindicando melhores condições em seus honorários. Por isso, temos de nos unir e tentar estabelecer um diálogo que atraia o médico jovem para essa causa”, afirma.

Nesse sentido, o diretor pontua alguns trabalhos realizados, como a formação de um grupo em rede social e a revista Médicos do Vale, que conta com artigos e notícias das Regionais da 3a Distrital. “Através do WhatsApp, podemos fazer com que as informações cheguem de maneira mais rápida e efetiva aos associados, além de aumentarmos a proximidade com o médico”, explica.

REGIONAIS

A Associação Médica de Campos do Jordão, presidida atualmente por Miguel Grisi Junior, é uma das Regionais mais jovens da APM, fundada em 2010. Dentre os eventos mais expressivos têm-se a celebração do Dia Internacional das Mulheres e o Projeto Atualize, além de outras ações de educação continuada para profissionais do Programa de Saúde da Família.

Já a Regional de Caraguatatuba tem 42 anos de história e também abrange os médicos das cidades de Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. É presidida por Pedro Norberto dos Santos e tem o projeto assistencial Futebolando, com o objetivo de tirar o público jovem de situação de risco, como atividade principal.

A APM de Cruzeiro, presidida por Neil Riani Nogueira Junior, possui 54 anos de fundação. Abrange também os profissionais de Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Lavrinhas, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras e está sediada na Santa Casa de Misericórdia da cidade.

A Regional de São José dos Campos, por sua vez, tem 64 anos e sede própria, incluindo também os médicos de Jacareí, Paraibuna e Santa Branca. Presidida por David Alves de Souza Lima, oferece diversos benefícios aos associados, como educação médica continuada (reuniões científicas, simpósios, congressos, jornadas, palestras e cursos) e eventos culturais (Cine Debate, exposições, encontro musical e celebrações temáticas).

Por fim, a APM Taubaté, que tem como presidente o próprio diretor da 3a Distrital, Camillo Soubhia Júnior, também tem sede própria e abrange ainda os profissionais de Caçapava, Jambeiro, Lagoinha, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Redenção da Serra, São Bento do Sapucaí, São Luís do Paraitinga e Tremembé. Foi fundada há 69 anos.

Entre as atividades principais estão cursos de aprimoramento profissional, palestras com ligas de especialidades médicas e outros eventos gratuitos. A entidade também tem se reunido com estudantes e residentes da Universidade de Taubaté (Unitau), entre outros centros acadêmicos, para ouvir as demandas dos jovens, oferecendo o espaço físico da APM para as discussões.

Matéria publicada na Revista da APM | nº 703 | Setembro de 2018

Eventos Científicos



Valor das Consultas

Saiba qual o valor real de sua consulta com a calculadora criada pela APM