O último dia do Congresso foi iniciado com duas conferências internacionais, sob coordenação de Marcondes C. França Jr. A neuropediatra da Divisão de Epilepsia e Neurofisiologia do Boston Children’s Hospital e professora assistente de Neurologia da Harvard Medical School Anna Lecticia Pinto foi a primeira a falar, sobre a Genética das doenças neurovasculares.
Conforme a especialista, que tem sua pesquisa focada na Síndrome de Sturge-Weber, “a identificação da doença vascular associada ao quadro que se tem pode levar à via principal envolvida”. E ressaltou o rápido avanço nas pesquisas das doenças, especialmente as que possuem algum tipo de tratamento.
Questionada sobre a importância de testes genéticos no caso de diagnósticos claros, em centros menores e com menos recursos, por exemplo, Anna Lecticia destacou a relevância de se identificar as mutações e estabelecer quadros fenotípicos e genotípicos para entender as variações das doenças neurovasculares.
Em seguida, o diretor médico da Invitae e professor adjunto da Faculdade de Medicina de Stanford Swaroop Aradhya ministrou a aula “Genetics of Epilepsy and Intellectual Disability”. O especialista destacou a complexidade da interpretação de dados do exoma nestes casos. Por conta do grande número de variantes de muitos genes, , por exemplo, o desafio é maior, devido aos fenótipos não específicos. “Informações clínicas detalhadas são a chave”, enfatizou.
O último dia do Congresso teve oito simpósios-satélite, pela manhã: dois oferecidos pela PTC e os demais pelas empresas DLE/Hermes, Centogene, Nimgenetics, Agilent, Roche e Sanofi Genzyme.
Participaram do debate sobre o futuro da Neurogenética, moderado por Acary Bulle, os palestrantes internacionais Jeremy Schmahmann, Richard Haas, Vincenzo Bonifati e Marcelo Andres Kauffman.
A atividade teve moderação de Sarah Texeira Camargos e aulas de Iscia Lopes Cendes, Fernando Morgadinho Santos Coelho, Anderson Rodrigues Brandão de Paiva e Leonardo Cruz de Souza.
Coordenado por Marcelo Masruha Rodrigues, teve palestras de Carolina Fischinger Moura de Souza, Fernanda de Castro Monti Rabelo, Mara Lucia Schmitz Ferreira Santos e , Roberto Giugliani, além da discussão interativa.
Nesta atividade, falaram Carlos Roberto Rieder, Orlando Graziani Povoas Barsottini, Monica Santoro Haddad e Patrícia Maria de Carvalho Aguiar, em mesa moderada por Francisco Cardoso.