Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

23/09/2019 - Em noite de Beatles, ‘Música no Maracá’ agita APM

A Associação Paulista de Medicina teve, na última quinta-feira (19), casa cheia e clima de happy hour para mais uma edição do projeto Música no Maracá. Antes do tradicional show houve, porém, uma atração especial: o jornalista Marcelo Tieppo, atualmente colaborador do Uol e blogueiro do Terra, apresentou seu livro “Tocando a Vida”, onde conta como os Beatles o ajudam a lutar por sua vida.

Isso porque Tieppo foi diagnosticado, há 10 anos, com câncer de pulmão e desde então batalha contra a doença. “Quando descobri a doença, ela já estava espalhada. Comecei a perceber, apesar de toda ajuda dos médicos e dos melhores tratamentos que tive, que a música dos Beatles me ajudava. Por exemplo, após a primeira cirurgia, tirei forças de não sei onde. Depois, tive a primeira chance de ficar sozinho, no metrô, ouvindo ‘Let It Be’ e comecei a chorar – me permiti ter um pouco de fraqueza, longe de família e amigos. Aí percebi a importância dos Beatles.”

O jornalista – com passagens por TV Globo e Gazeta Esportiva – diz que a partir desse momento teve a ideia que foi desembocar neste livro. “Todos os capítulos trazem músicas dos Beatles e a relação delas no seu tratamento, como naquele momento do metrô ou ouvindo ‘The Long And Winding Road’ durante as sessões de quimioterapia. Percebi que a música me ajudou muito na questão da alma”, completou. Tieppo aproveitou a ocasião e deu uma palhinha: cantou ‘Yesterday’ com a banda.

Apresentação
O grupo, formado por membros da irreverente banda Língua de Trapo, como não poderia deixar de ser, interpretou canções do quarteto de Liverpool. Após a intervenção de Tieppo, Sérgio Gama (guitarra, violão e vocal), Cacá Lima (contrabaixo e vocais), Valmir Valentim (bateria) e o convidado especial Caio Gama (guitarra) deram início ao show, que começou animando a plateia com ‘All My Loving’ – confira a setlist completa abaixo.

Entre os presentes no público, inclusive, esteve o alemão Tibor Schuster, diretor dos programas de Ph.D. e pós-doutorado do departamento de Medicina de Família da McGill University (Canadá). Ele esteve acompanhado de Catherine Ji, médica de família canadense; Samuel Soares Filho, supervisor médico do Santa Marcelina e mestrando da McGill; Júlia Obuti, acadêmica de Psicologia; e Renan Gussen, interno do Santa Marcelina.

No intervalo entre as entradas da banda, Sérgio Gama agradeceu a APM pela recepção: “Um lugar muito bacana, em que já me apresentei algumas vezes, gosto muito de tocar aqui. A Associação dá valor não só aos músicos, mas a todos os artistas. Sou suspeito para falar daqui, onde sempre faço grandes amigos. A APM é um polo cultural de São Paulo”.

Ele também contou a sua relação com Tieppo, que era fã da Língua de Trapo e acompanhava os shows. “Eu ainda não o conhecia. Ele é amigo do meu filho e nos conhecemos em uma apresentação. E aí entrei na história: fiz trechos dos capítulos do livro dele com as músicas. Por isso, hoje estamos aqui. E com um convidado especial: o Caio, meu filho, participando conosco”, disse.

Criado em 2017, o programa Música no Maracá busca criar uma pausa na rotina dos associados da APM, promovendo o encontro entre amigos e a oportunidade de ouvir boa música ao vivo.

Setlist
1ª entrada

  1. Yesterday – John Lennon / Paul McCartney
  2. All My Loving – John Lennon / Paul McCartney
  3. Michelle – John Lennon / Paul McCartney
  4. My Sweet Lord – George Harrison
  5. Let It Be – John Lennon / Paul McCartney
  6. Here Comes The Sun – George Harrison
  7. I Feel Fine – John Lennon / Paul McCartney
  8. Hey Jude – John Lennon / Paul McCartney
  9. BlackBird – John Lennon / Paul McCartney
  10. Have You Ever Seen The Rain? – John Fogerty 

2ª entrada

  1. Eleanor Rigby – John Lennon / Paul McCartney
  2. Dust In The Wind – Kerry Livgren
  3. Stairway To Heaven – Jimmy Page / Robert Plant
  4. Something – George Harrison
  5. Don’t Let Me Down – John Lennon / Paul McCartney
  6. Oh! Darling – John Lennon / Paul McCartney
  7. In My Life – John Lennon / Paul McCartney
  8. While My Guitar Gently Weeps – George Harrison
  9. Get Back – John Lennon / Paul McCartney
  10. Day Tripper – John Lennon / Paul McCartney

Fotos: BBustos Fotografia