Música nos Hospitais

A Música promove qualidade de vida, além de ser uma forma eficaz de atravessar fronteiras culturais e sociais. Assim, a Associação Paulista de Medicina criou o Música nos Hospitais, projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e, pelo segundo ano, com a parceria do Aché Laboratórios Farmacêuticos.

A iniciativa consiste em apresentar uma orquestra de câmara na área principal e depois, em grupos pequenos, nos corredores dos hospitais da rede pública do município de São Paulo, para aquecer os corações e emocionar, gratuitamente.

Desde 2004, o programa foi realizado 189 vezes, contemplando 68 hospitais e reunindo cerca de 60 mil pessoas por todo o Brasil, entre médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e familiares.

Ao longo desses anos, a Associação Paulista de Medicina e os parceiros, com a firme convicção de que a música auxilia no bem-estar, buscaram alegrar o dia a dia das pessoas nos ambientes hospitalares e ampliar o gosto pela música erudita.

14ª TEMPORADA - 2020/2021

A 14ª temporada do programa Música nos Hospitais deveria ter sido iniciada em 18 de março. No entanto, neste mesmo mês, a pandemia da Covid-19 chegou ao País com alto impacto na saúde e na sociedade, impondo o necessário distanciamento e determinando a suspensão dos 10 concertos previstos pela programação que se encerraria em julho e celebrava, ainda, os 90 anos da APM.

Com o intuito de somar esforços para continuar oferecendo programação cultural de qualidade, realizar o evento tornou-se um desafio que exigiu adaptações e um novo formato pautado pela adoção de medidas alinhadas aos cuidados essenciais para se evitar a contaminação.

Desta forma, em vez de a Orquestra do Limiar (regida pelo maestro e médico Samir Rahme) se apresentar em saguões e pátios de hospitais públicos ou filantrópicos, os concertos – com 50 minutos de duração – serão transmitidos ao vivo a partir da sede da APM no canal do Youtube TV APM e exibidos em TVs, telões ou paredes das instituições beneficiadas, entre dezembro deste ano e março de 2021.

Formação da Orquestra do Limiar
Regência: Samir Rahme
Spalla: Marcos Scheffel
Violino I: Mariya Krastanova, Gabriel Gorun, Nikolay Iliev Iliev e Ricardo Sanzine