REGIONAIS

29/07/2018 - 3 e 4/8: Franca promove 26ª Jornada de Cirurgia e Gastroenterologia

Nos dias 3 e 4 de agosto, o Centro Médico de Franca, Regional da Associação Paulista de Medicina, realiza a XXVI Jornada de Cirurgia e Gastroenterologia, com a proposta de disseminar a atualização do conhecimento técnico-científico na área.

Na sexta-feira (3), serão abordados os temas:

“Transplante de células tronco para tratamento das doenças inflamatórias do intestino – uma nova opção terapêutica”, por Mikaell Alexandre Gouvea Faria;
“Câncer de esôfago – tratamento cirúrgico”, por Eduardo Crema;
“Esôfago de Barret – acompanhar ou intervir” e “Helicobacter Pylori – apresentação do IV consenso brasileiro”, por Schlioma Zaterka;
“Quando e por que otimizar o uso de drogas biológicas no tratamento das DIIs (doenças inflamatórias intestinais)”, por Marley Ribeiro Feitosa;
“Esofagite Eosinofílica” e “Microbiota e probióticos”, por Decio Chinzon;
“Técnica cirúrgica de fundoplicatura para evitar disfagia”, por Andre Brandalise;
“Diagnóstico e tratamento de urgências bariátricas” e “A relação do trato gastrointestinal com o controle metabólico”, por Almino Cardoso Ramos;
“Tratamento cirúrgico da disfagia pós fundoplicatura”, por José Francisco de Mattos Farah;
“Metástase hepática secundária aos tumores colorretais – quando e como operar?”, por Reando Ferreira da Silva;
“Palestra magna – cirurgia robótica no aparelho”, por Carlos José Saboya.

No sábado (4), os palestrantes discorrerão sobre:

“Doença celíaca”, por Sandro da Costa Ferreira;
“Novas perspectivas terapêuticas em doença inflamatória intestinal”, por Sandra Di Felice Boratto;
Defecação obstruída – diagnóstico e tratamento”, por Paulo Boarini;
“Gastroplastia endoscópica – uma nova opção para tratamento da obesidade”, por Rafael Pasqualini de Carvalho;
“Tratamento do tumor de reto baixo e médio”, por Ricardo Minas;
“Hérnia inguinal – análise crítica das técnicas atuais”, por Marcelo Furtado;
“Disfagia e engasgo”, por Francisco Veríssimo.

Apoiam o evento: Núcleo de Franca do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Federação Brasileira de Gastroenterologia, Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Sociedade Paulista de Gastroenterologia e Nutrição e Sociedade Brasileira de Cirurgia – Regional São Paulo (Sobracil-SP). Ao final do curso, os participantes receberão certificados.