Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

24/04/2018 - A Medicina do amanhã

Conselho de Curadores do Global Summit Telemedicine & Digital Health se reúne para propor temas e especialistas para o maior congresso da América Latina sobre o tema, que ocorre em abril de 2019

Em reunião realizada na Associação Paulista de Medicina, em 24 de abril, membros do Conselho de Curadores do Global Summit Telemedicine & Digital Health trabalharão na definição das abordagens específicas e palestrantes para o maior evento da América Latina sobre os avanços tecnológicos da Saúde, que acontecerá de 4 a 6 de abril de 2019, no Transamerica Expo Center.

“Há muita coincidência e sinergia entre alguns assuntos propostos, como a ética e o uso legal da Telemedicina”, ressalta o diretor de Tecnologia de Informação da APM, Antonio Carlos Endrigo, presidente da Comissão de Organização.

Entre os desafios apontados está a atual formação médica que, segundo representantes, merece atenção no evento. “O curso de Medicina hoje ainda tem um formato educacional das décadas de 1950 e 1960. Em contraposição, temos uma evolução brutal na área tecnológica, ou seja, precisamos olhar para isso”, alerta Endrigo.

O diretor geral do Transamerica Expo Center, Alexandre Marcílio, expôs os trabalhos de comunicação visual para a divulgação do Global Summit, além de destacar a importância da participação das sociedades de especialidades na organização do evento.

“Com isso, teremos melhores subsídios em termos de temas profissionais e de conteúdo, específicos para fazer desse congresso - que já é pioneiro na esfera de Telemedicina e Saúde Digital na América Latina - uma referência mundial”, reforça.

São várias as temáticas sugeridas. O especialista Chao Lung Wen, chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, propõem discutir também telemonitoramento em saúde do idoso, desenvolvimento de novos mecanismos tecnológicos que garantam a melhor formação médica e atualização continuada e a integração de telemedicina e tecnologias de saúde com cidades inteligentes. 

“Foi desenvolvido um brainstorming [exploração potencial de novas ideias] para sairmos de um congresso clássico para um indutor de novas oportunidades, baseadas em evidências acadêmicas. Isso é muito importante, principalmente porque o Global Summit ocorre em 2019, véspera da terceira década do século 21, um marco de mudança para toda a sociedade”, ressalta o especialista.

Areunião trouxe novos elementos para a organização de um evento ágil e moderno, que acompanha as revoluções tecnológicas do mundo e induz ao desenvolvimento conceitual da telemedicina como estratégia de saúde.

--------------------------------------------------------------------------------------------------- 

ATA18: Annual Conference and Expo

De 29 de abril a 1º de maio, haverá um estande para divulgar o Global Summit Telemedicine & Digital Health durante a conferência da American Telemedicine Association (ATA), em Chicago, Illinois (EUA). A expectativa é atingir 250 expositores e 6 mil congressistas presentes no evento internacional, de forma a obter captação de patrocinadores e participantes para o Congresso brasileiro do próximo ano.

--------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Notícias relacionadas:
Telemedicina: O futuro já chegou
Jefferson Gomes Fernandes - Telemedicina: uma grande oportunidade para a saúde no Brasil

Galeria de Imagem