10/07/2019 - Academia Nacional de Medicina inaugura Centro de Memória Médica

A Academia Nacional de Medicina inaugurou, na última terça-feira (2), um Centro de Memória Médica, composto por Museu, Biblioteca e Arquivo. A solenidade fez parte das comemorações do aniversário de 190 anos da instituição, ocorrido no dia 30 de junho.

Manifestaram-se na oportunidade da inauguração o diretor de Museu da Academia Nacional de Medicina, Manassés Claudino Fonteles; o diretor de Biblioteca, Carlos Antonio Mascia Gottschall; o presidente da instituição, Jorge Alberto Costa e Silva; o tesoureiro, Milton Ari Meier; e o ex-presidente Pietro Novellino.

Sobre o novo espaço, o acadêmico titular e diretor de Arquivo da Academia Nacional de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral - também presidente da Associação Paulista de Medicina e da Academia de Medicina de São Paulo - falou: “Temos neste lugar um precioso acervo que nos permite encontrar algumas histórias bem conhecidas e descobrir muitas outras sobre nossa profissão e sobre a sociedade brasileira. Aqui, vamos encontrar o melhor de nossas tradições. Cada vez que um de nós atravessar o umbral deste Centro de Memória Médica, ele encontrará resposta apropriada. Se inebriado em um momento de glória, ele encontrará neste Museu, Biblioteca e Arquivo, a história de gigantes que irão trazê-lo às dimensões adequadas. Se estiver vivendo dificuldades, encontrará aqui exemplos de superação, que o ajudarão a superá-las. Temos aqui a vida da Medicina brasileira. É um privilégio poder viver este momento. Bem haja, nosso presidente, excelentíssimo Professor Jorge Alberto Costa e Silva, por nos assim nos conduzir”.

Sobre a Academia
Fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829, a história da Academia Nacional de Medicina se confunde com a história do Brasil e é parte integrante e atuante na evolução da prática da Medicina no País.

Mesmo tendo mudado de nome duas vezes, seu objetivo de contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da Medicina, Cirurgia, saúde pública e ciências afins mantém-se inalterado.

Também serve como órgão de consulta do Governo brasileiro sobre questões de Saúde e de educação médica. É a mais antiga e única entidade cultural e científica a reunir-se regular e ininterruptamente por tanto tempo.

A Academia também promove congressos nacionais e internacionais, cursos de extensão e atualização e, anualmente, durante a sessão de aniversário, distribui prêmios para médicos e pesquisadores não pertencentes aos seus quadros.

Galeria de Imagem