Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Notícias

ÚLTIMAS

14/05/2018 - APM homenageia Haino Burmester no dia 8 de junho

No próximo dia 8 de junho, a Associação Paulista de Medicina realiza uma homenagem ao médico Haino Burmester que, entre tantas outras conquistas, é um dos idealizadores do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH).

Formado pela Universidade Federal do Paraná, Haino Burmester dedica-se, desde 1976, à gestão de serviços de Saúde como executivo, professor e consultor. Foi superintendente geral do Hospital Sepaco, diretor médico do Hospital Sírio-Libanês, chefe de gabinete da Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretor do PROAHSA/HCFMUSP, entre outros exemplos. Desde 1999, é professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV.

Consultor da Organização Mundial da Saúde na África e da Organização Pan-Americana da Saúde na Colômbia e em Trinidad e Tobago, também lecionou cursos de gestão e qualidade em Saúde na Colômbia, Angola, Guiné-Bissau, Trinidad e Tobago e Equador e em vários estados brasileiros.

Foi presidente da Sociedade Médica Paulista de Administração em Saúde e vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde, além de coordenador do Comitê Saúde da Fundação Nacional de Qualidade e membro indicado pelo Governo brasileiro para participar do Projeto Brasil-França para a melhoria da gestão hospitalar no Brasil.

Programa CQH
Criado em 1991 pela APM, o CQH é um programa de adesão voluntária, cujo objetivo é contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar. Entre suas ações estão a implantação de um modelo de gestão nas unidades de Saúde, a manutenção de um banco de dados com indicadores de qualidade dos hospitais, a promoção de cursos e treinamentos, a avaliação e certificação dos hospitais e o Prêmio Nacional da Qualidade.