21/10/2018 - APM prestigia posse da nova diretoria do Cremesp

O presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, e o vice-presidente Jorge Carlos Machado Curi participaram da cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), na última quarta-feira, 18 de outubro, Dia do Médico.

“Reunimo-nos aqui hoje para celebrar a renovação do quadro de conselheiros do Cremesp, entidade de suma importância para nós, médicos. Se o Conselho não regula a profissão, outros tentarão fazê-lo. Como exemplo recente, os últimos Governos tentaram assumir essa regulação, obstruindo o ato médico, criando o Mais Médicos e deformando a residência médica, entre outras ações”, declarou Amaral.

Em continuação, o presidente da APM reiterou que, se o Conselho não fiscaliza com isenção e seriedade, os médicos são forçados a trabalhar em condições inapropriadas e serão responsabilizados pelas falhas decorrentes dessa situação. “Se o Conselho não julga com isenção e firmeza os desvios éticos, a profissão perde a credibilidade junto à sociedade e a instituição se desmoraliza junto aos próprios médicos. Se o Conselho não se faz eficiente em sua função cartorial, o Governo assume essa função e vai registrar ele próprio, como o faz com os diplomados no exterior que estão em alguns programas. Se o Conselho não se atém à sua função política, deixando-se contaminar por vieses ideológicos e partidários, não será nunca mais ouvido como defensor da Saúde das pessoas e do bom exercício da profissão.”

“O Conselho é o guardião da ética, fundamento basilar da profissão médica. Tenham a Associação Paulista de Medicina sempre ao vosso lado”, finalizou José Luiz Gomes do Amaral.

Jorge Curi ressaltou que, apesar da onda de violência, a principal preocupação do brasileiro ainda é com a Saúde, tanto no setor público quanto privado. “A responsabilidade não é só dos gestores, mas de nós, como sociedade, de aceitarmos este desafio e mostrar que a Saúde está no seu devido patamar”, disse.

“Nossa campanha, durante a eleição do Cremesp, já tinha por objetivo atender às expectativas dos médicos neste momento difícil pelo qual atravessamos no País. A Medicina nunca teve uma evolução tão grande e, ao mesmo tempo, o atendimento nunca viveu uma situação tão grave de empobrecimento”, disse o novo presidente do Conselho, Mario Jorge Tsuchiya.

Entre as autoridades presentes estavam o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Marco Antonio Zago, e o secretário adjunto de Saúde do Município de São Paulo, Eduardo Ribeiro. “O Cremesp, com seus mais de 130 mil médicos (1/3 dos profissionais atuantes no País), é a entidade que nos une e valoriza a normatização da atuação, visando à promoção das condições de vida e saúde da população. A classe médica tem um papel relevante na moralidade e na ética da Saúde brasileira”, ressaltou Ribeiro.

Zago, por sua vez, declarou saber o quanto a qualidade de vida da população se deve à dedicação dos médicos: “Somos guardiões das tradições éticas na Saúde. E nesses 30 anos da Constituição Federal, em que foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), não podemos deixar de enfatizar sua característica única no mundo, de abrangência e inclusão, apesar de todos das críticas pontuais ao sistema. O País pede respeito aos seus valores fundamentais. E o que se apresenta como crise política e econômica, tem nome: crise ética”.

Diretoria Cremesp 2018 a 2019
Presidente: Mario Jorge Tsuchiya
Vice-Presidente: Irene Abramovich
1º Secretário: Angelo Vattimo