Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Notícias

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

20/10/2017 - Assembleia de Delegados da AMB aclama Jurandir Ribas como novo presidente

Vitória do candidato que teve o maior número de votos é confirmada, mesmo após manobra do Conselho Deliberativo

A Assembleia de Delegados da Associação Médica Brasileira deu posse por aclamação ao professor doutor Jurandir Marcondes Ribas Filho, confirmando a vitória por maioria de votos da chapa AMB para os Médicos, na eleição realizada de 21 a 31 de agosto. Dessa forma, cumpriu-se a determinação judicial da 1ª Vara Cível da Comarca de São Paulo e foi consagrada a vontade da maioria dos médicos associados do País.

Por meio dos processos nº 1082483-71.2017.8.26.0100 e 1085322-69.2017.8.26.0100, a Justiça determinara que os votos colhidos pela Associação Paulista de Medicina (APM) no estado de São Paulo e pela Associação Médica de Brasília (AMBr) no Distrito Federal tinham de ser computados obrigatoriamente no resultado final da eleição da AMB.

Desobediência à Justiça
Lamentavelmente, antes desse desfecho, na quinta (19 de outubro), a atual presidência da AMB defendeu o descumprimento da ordem judicial. Em reunião do Conselho Deliberativo – formado pelos presidentes das federadas e de 27 sociedades de especialidades – aproveitou-se do fato de deter maioria para pregar a desobediência à sentença 1ª Vara Cível da Comarca de São Paulo.

Entretanto, conforme prevê o Estatuto da Associação Médica Brasileira, as decisões do Conselho Deliberativo deveriam ser homologadas pela Assembleia de Delegados, o que não ocorreu na manhã desta sexta-feira (20).

Um fato a registrar é que o presidente da AMB triênio 2014-2017, Florentino de Araujo Cardoso Filho, se retirou em meio à Assembleia. Cumprindo a vontade de maioria dos delegados, os trabalhos foram assumidos por Florisval Meinão, presidente da federada do estado sede, no caso a Associação Paulista de Medicina, referendando também as tradições da AMB.

A Assembleia de Delegados, então, prosseguiu com as votações, decidindo não homologar a decisão do Conselho Deliberativo e proclamar Jurandir Marcondes Ribas Filho como presidente da AMB para o triênio 2017-2020. Na somatória dos votos colhidos em todo o Brasil, Jurandir obteve 5.862 votos válidos, contra 5.778 da chapa presidida por Lincoln Lopes Ferreira.

Notícias relacionadas:
18/10/2017 - Justiça reconhece votação que garante vitória de Jurandir Ribas para a AMB