ÚLTIMAS NOTÍCIAS

18/02/2020 - Brasil-China: APM estreita intercâmbio na Saúde entre os dois países

Em reunião realizada com representantes chineses, o presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, defendeu a ampliação do intercâmbio – sobretudo relacionado à Saúde – entre Brasil e China.

O encontro aconteceu no dia 11 de fevereiro, na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, com a presença do presidente da Associação Chinesa do Brasil, Zhang Wei; do presidente e do vice-presidente da Câmara Brasil-China, Wang Yicai e Youyang Jiang; do diretor de Defesa Profissional da APM, Marun David Cury e do superintendente de Estratégia e Marketing da entidade, Jorge Corrêa de Assumpção Neto.

“A Câmara de Comércio Brasil-China procurou a Defesa Profissional da Associação Paulista de Medicina, em nome do governo chinês, manifestando interesse de intercâmbio com a nossa entidade. No primeiro momento, querem trazer médicos chineses para conhecer a prática brasileira e estimular médicos brasileiros a conhecerem in loco a Medicina chinesa”, explica Marun.

Isso seria feito por meio de parceria entre a APM e os núcleos universitários chineses, presentes nas grandes cidades. “A China pratica não apenas a chamada Medicina tradicional chinesa, mas também a Medicina mais comum no Ocidente, na qual inclusive tem se inovado recentemente em todos os setores. Por isso, o nosso interesse de estreitar laços se estende a todos os aspectos da Ciência e da prática médica. Para o meio acadêmico, é uma iniciativa importante”, explica Amaral.

De acordo com ele, mais de 300 mil chineses vivem hoje no Brasil. Em São Paulo, já ultrapassam 200 mil. “De que forma podemos contribuir para maior integração dessas pessoas que escolheram o nosso País como segunda pátria? Como podemos fazer com que seja ainda melhor? É um prazer tê-las conosco”, questiona o presidente da APM.

Por isso, conclui, o processo de reaproximação contribuirá com a Saúde e a qualidade de vida dos chineses que moram no Brasil, além de nos permitir compreender melhor a cultura oriental, que traz tanta relevância para o mundo presente e futuro.

Notícia relacionada:

12/02/2020 - Coronavírus: APM reforça apelo da China para adquirir máscaras e outros insumos

Galeria de Imagem