Últimas notícias

25/06/2020 - Científico: Artigo chama atenção à varicocele em adolescentes

Desde 2018, a Sociedade Brasileira de Urologia promove a campanha #VemProUro, que busca conscientizar a população sobre a necessidade de procura dos adolescentes por um urologista, visando a prevenção e a promoção da saúde.

Tem objetivo parecido o artigo “Varicocele no adolescente”, publicado no portal da Associação Paulista de Medicina (APM), assinado pelos especialistas Matheus Ferreira Gröner e Renato Fraietta.

Gröner é, além de urologista, médico-assistente do Setor Integrado de Reprodução Humana da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Fraietta é urologista, presidente do Comitê Multidisciplinar de Reprodução Humana da APM, livre-docente e coordenador do Setor Integrado de Reprodução Humana da Unifesp.

Ambos focam na varicocele por ser a principal causa de infertilidade masculina. O texto descreve: “Ela afeta cerca de 15% das crianças e adolescentes do sexo masculino, iniciando seus primeiros sinais a partir dos 16 anos de idade. Ocorre uma dilatação das veias que vêm dos testículos, que causam varizes e atrapalham a drenagem do sangue nessa região, aumentando a temperatura local e interferindo na produção de espermatozoides”.

Ao longo do artigo, os especialistas abordam a importância do urologista no desenvolvimento dos adolescentes homens, que nem sempre têm acesso ao hebiatra – médico especialista em Medicina do adolescente, área de atuação da Pediatria. Gröner e Fraietta também refletem sobre os papeis sociais dos meninos na sociedade, que resultam, por exemplo, na maior mortalidade de homens adultos.

Confira o artigo completo aqui.