Últimas notícias

09/09/2020 - Cine Debate apresenta Cidadão Kane

Em setembro, o tradicional Cine Debate da Associação Paulista de Medicina (APM) chega a sua quarta edição da versão on-line. Dessa vez, o filme escolhido foi o clássico Cidadão Kane (1941).

A temática abordada será “Inveja, oportunismo, megalomania e suas repercussões na sociedade” e o debate acontece através da plataforma Zoom em 18 de setembro, às 20h.

“O filme tem tudo a ver com essa relação. Além disso, também foi eleito porque é um clássico do cinema, uma obra de muita qualidade, interessante e com valor histórico”, comenta Wimer Bottura Junior, médico psiquiatra, psicoterapeuta, presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática e coordenador do projeto Cine Debate há 22 anos.

Aclamado pela crítica, Cidadão Kane retrata a história do poderoso magnata da imprensa norte-americana Charles Foster Kane, que morre após pronunciar “Rosebud”. A curiosidade de uma jornalista sobre a enigmática palavra é o ponto de partida do filme. Ela começa a entrevistar várias pessoas que conviveram com Kane e, aos poucos, a história do magnata vai sendo revelada: dono de uma grande fortuna, investiu milhões de dólares em um jornal diário e manipulou o público de acordo com seus interesses. Com o tempo, ele acabou tornando-se um homem poderoso na política também.

A ideia é levantar a discussão sobre valores. “O tema principal será ambição, vaidade, grandiosidade e os valores das pessoas nessa situação. Qual o preço que se paga pela vaidade ou ambição?”, explica Wimer.

Além disso, a imprensa também será pauta. “O filme aborda muito a questão do dono do jornal e veículos de comunicação. Então, também falaremos sobre a ética da imprensa, os valores e princípios, visto que está em processo de mudança no momento”, completa.

Para enriquecer ainda mais a conversa, o Cine Debate contará com a presença de convidados especialistas: Jeffis Carvalho, jornalista e pesquisador de cinema, e Ignácio Gerber, psicanalista.

A inscrição é feita através do link (ID 996 2289 1369). Basta cadastrar com os dados requisitados e, após a conclusão da inscrição, o participante receberá um e-mail de confirmação com as informações para assistir ao debate. Essa é uma ótima oportunidade para refletir e rever conceitos.