27/11/2019 - Comissão Estadual de Negociação e Unidas voltam a se reunir

O presidente da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), Anderson Mendes, esteve na sede da Associação Paulista de Medicina nesta terça (26), onde se encontrou com o presidente da entidade, José Luiz Gomes do Amaral, e os diretores Marun David Cury (Defesa Profissional) e Antonio Carlos Endrigo (Tecnologia da Informação).

O encontro ocorre após visita de Marun Cury à sede da Unidas, em outubro último, representando a Comissão Estadual de Negociação. Na ocasião, o médico levou aos empresários as demandas da classe na saúde suplementar.

Neste ano, o reajuste de honorários reivindicado é de 14,07% - englobando a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019, e 10% de recomposição de valores historicamente perdidos.

O segundo item pede que as operadoras levem ao debate dos médicos toda e qualquer sugestão de alteração dos critérios de remuneração que sejam distintos do fee for service. Além disso, a pauta solicita que, a partir do momento da negociação entre operadora e APM, haja um compromisso de não descredenciamento de profissionais pelo período de 12 meses.

A Unidas é responsável por representar os interesses do segmento de autogestão no Brasil, que compreende um universo de cerca de cinco milhões de beneficiários atendidos por planos de saúde administrados por, aproximadamente, 120 instituições filiadas.

Mobilização
As reuniões com as empresas servem para que a Comissão apresente as demandas dos profissionais de Medicina – definidas em assembleia no início do ano. Após a discussão dos pontos estabelecidos na pauta, é solicitado às operadoras que estudem a viabilização dos itens e tragam as suas propostas de reajustes.

A Comissão Estadual de Negociação é formada pela APM e suas Regionais, com apoio da Academia de Medicina de São Paulo e das sociedades de especialidades paulistas e brasileiras com sede em São Paulo. Neste ano, o grupo começou as reuniões em maio, já tendo conversado com diversas operadoras.