ÚLTIMAS

11/10/2017 - Dia das Crianças: APM doa 120 brinquedos para festa comunitária

Na última segunda-feira (9), os cabos do 11º Batalhão de Polícia Militar da Bela Vista receberam a doação de 120 brinquedos da Associação Paulista de Medicina. A distribuição dos presentes será realizada na festa das crianças, em 12 de outubro, organizada pela PM na Praça Pérola Byington.

“Se há uma iniciativa que envolve o entorno e tem um grupo que lidera essa ação, é perfeitamente justo a APM apoiar o projeto. Inclusive aqui na região central, onde estamos alocados, há muitas crianças carentes. E é o nosso compromisso, enquanto entidade médica, participar de momentos como esse”, ressalta a diretora de Responsabilidade Social da APM, Evangelina de Araujo Vormittag.

Para realizar a comemoração, que já acontece há dez anos, a polícia militar procura empresas, comércios e entidades privadas e públicas locais para parcerias. “Recebemos diversos recursos, como brinquedos, alimentos e equipamentos lúdicos. Montar esse evento é valorizar a participação conjunta da comunidade em prol das crianças”, afirma o policial Glauco Machado, um dos idealizadores do projeto.

Este é o terceiro ano consecutivo que a APM colabora com a iniciativa. "É uma satisfação contar com a contribuição de vocês em mais um ano”, agradece o cabo. “Volto a ressaltar, é uma grande oportunidade estabelecer a união entre todos, comunidade e polícia. Como reconhecimento, as crianças de dez anos atrás, hoje com 18 e 20 anos, ajudam diretamente na atividade. É um fator multiplicador de inserção social”, acrescenta Machado que também diz que a ação ainda valoriza o serviço policial na região, evitando-se, com isso, o aumento nos índices de criminalidade.

No dia da festa, diversas atividades são oferecidas aos pequenos, como apresentações musicais, capoeira, pinturas de rosto, desenho, arborismo e gincanas. Para esta edição, haverá barraca de cachorro quente, picolé, gelinho e pipoca. A banda, canil e cavalaria da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal estarão presentes. No final, serão distribuídos os brinquedos e sacolinhas com doces e lanches.

Até o momento, já foram arrecadados 1200 brinquedos para crianças de 0 a 14 anos. Uma parte será destinada às crianças internadas no Hospital Municipal Menino Jesus.

Entenda o projeto

O projeto Criança Cidadã surgiu de uma base comunitária que se localizava próximo à praça Pérola Byington, em 2007. A iniciativa visava fortalecer o vínculo entre o cidadão, a comunidade local (instituição privada e estado), a fim de proporcionar um dia de lazer, de atividade e de valorização à cidadania, voltado para as crianças.

“Na praça, tinha um playground muito utilizado pelas crianças, que faziam contato com o policial da base, tanto para ir à creche como à escola, e a gente sentia a necessidade de retribuir de alguma forma o carinho recebido por aqueles pequenos”, explica o cabo Machado.

No primeiro evento daquele ano, a PM conseguiu juntar quase 800 brinquedos e desenvolver diversas atividades lúdicas. Desde então, após o término da festa, os policiais também vão ao Hospital Menino Jesus para levar um pouco da diversão para as crianças internadas, com a doação de brinquedos.

O evento conta ainda com o apoio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que divulga a festa nas creches e escolas estaduais e municipais da região. “A repercussão foi tão grande que hoje vêm crianças e familiares de extremos de São Paulo, Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste”, comemora o policial.