Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Notícias

DESTAQUE

14/12/2017 - FPMed: APM participa do lançamento do Instituto Brasil de Medicina, em Brasília

Organização dará sustentação legal à Frente Parlamentar da Medicina

O presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, e o diretor adjunto de Defesa Profissional, João Sobreira de Moura Neto, participaram do lançamento do Instituto Brasil de Medicina (IBDM), na última terça-feira (12), na sede da Associação Médica de Brasília (AMBr).

O Instituto dará a sustentação legal à Frente Parlamentar da Medicina (FPMed), presidida pelo médico e deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS) e que já conta com a assinatura de 170 parlamentares. Segundo Mandetta, a iniciativa é fundamental porque a Medicina não tem organização política nenhuma dentro do Congresso Nacional. “É preciso que os médicos apresentem suas propostas ou vamos continuar reagindo às agressões”, alega.

“A sociedade precisa de Medicina praticada com responsabilidade, precisa que as faculdades formem bons médicos, que nós tenhamos prova para certificar aqueles que se formaram no exterior e não conhecem a Medicina brasileira”, acrescenta o presidente da FPMed.

Para o presidente da APM, a proposta da FPMed é marcar a posição dos médicos brasileiros no Congresso Nacional. “Temos um campo imenso de atividades a serem desenvolvidas, e precisamos do apoio de todos. O grupo não é limitado aos fundadores do Conselho Administrativo do Instituto, e sim aberto a todas as sociedades médicas, de maneira que façamos valer nossa visão.”

Segundo Jurandir Ribas Filho, presidente eleito da Associação Médica Brasileira, foi uma reunião muito profícua, no sentido de apresentar à sociedade médica o estatuto do IBDM e angariar o apoio de parlamentares à FPMed. “Os deputados estão nos apoiando, todos sabem que é a nossa causa é justa e concordam com as nossas demandas em prol da categoria médica e da saúde de nossa população”.

Já em janeiro, conta Ribas Filho, haverá uma nova reunião para resolução de questões de ordem burocrática e operacional. Em março, os participantes do Instituto pretendem realizar uma grande assembleia geral, reunindo todos os representantes das entidades associativas, sindicais, conselhais e de especialidade.

De acordo com Sobreira, o evento reuniu representantes de sociedades de especialidades, associações médicas, sindicatos médicos e parlamentares. “Os passos para a consolidação da FPMed estão sendo dados, e em janeiro teremos uma nova reunião. Já estaremos atuando com força total neste próximo ano, e após as eleições buscaremos renovar e obter novos apoios dos parlamentares.”

“As entidades médicas estão se organizando por meio do Instituto, que auxiliará os trabalhos da FPMed com pareceres, relatórios, enfim, informações técnicas que possam contribuir com projetos, leis e audiências públicas que enalteçam a Medicina Brasileira”, conclui Mandetta.

Notícias relacionadas:
27/11/2017 - Médicos se reúnem em Brasília para consolidar Frente Parlamentar da Medicina
18/10/2017 - APM participa do lançamento da Frente Parlamentar da Medicina em Brasília

Galeria de Imagem