ÚLTIMAS NOTÍCIAS

08/11/2019 - HC-FMUSP apresenta unidade de emergência referenciada à Diretoria da APM

Nesta sexta-feira, 8 de novembro, a Associação Paulista de Medicina (APM) recebeu, durante reunião ordinária de sua Diretoria Executiva, a equipe da Unidade de Emergência Referenciada do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).

Estiveram na APM: Aluisio Cotrim Segurado, presidente do Conselho Diretor do Instituto Central do HC-FMUSP; Antônio José Rodrigues Pereira, superintendente do HC-FMUSP; Leila Letaif, médica da Diretoria Clínica; e Amanda Montal, diretora da Emergência Referenciada do Instituto Central do HC-FMUSP.

Eles apresentaram as mudanças pelas quais o hospital está passando, desde 2012, com o referenciamento de sua unidade de emergência, que buscou disponibilizar mais recursos humanos e materiais aos pacientes mais graves.

O presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, qualificou a discussão como importantíssima. “Trata-se de um debate sobre o paradigma da atenção de emergência e sobre a reorganização da estrutura do HC-FMUSP”, disse.

Após agradecer o espaço, Segurado convidou os diretores da Associação para visitarem a unidade de emergência e comentou sua importância: “Ela é fundamental para a prestação de serviços a pacientes críticos na cidade e no estado de São Paulo, dentro da proposta de hierarquização dos serviços de Saúde prevista pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Reestruturação
Amanda conduziu apresentação sobre as mudanças e iniciou contando a situação que motivou o projeto, ainda em 2012: “No contexto do SUS, o HC está inserido como um hospital terciário, de alta complexidade. E percebemos que não estava cumprindo esse papel no sistema, que é hierarquizado e regionalizado”.

Na ocasião, o Hospital estava atendendo muitos pacientes de fora da sua região e com 65% que não apresentavam situação grave. Desta maneira, os pacientes com e sem gravidade dividiam os mesmos recursos humanos e materiais em uma unidade que deveria tratar de casos com gravidade.

“Assim, em 2012 demos o primeiro passo para deixar de ser um pronto-socorro e nos tornarmos uma unidade de emergência referenciada, atendendo apenas o que viesse por regulação. Já nos primeiros anos notamos uma mudança de perfil, passando a cuidar de praticamente 72% de pacientes graves”, relata a diretora.

Ela também apontou uma redução da mortalidade. A conclusão da equipe foi a de que quando o paciente grave recebe atenção maior, é possível prestar assistência de melhor qualidade, resultando em uma evolução favorável. Entre 2012 e 2018, o projeto foi consolidado de forma faseada, incluindo atendimentos da emergência central, da Obstetrícia, da Otorrinolaringologia e da Oftalmologia.

Durante esse processo, o HC-FMUSP trabalhou de maneira educativa com a população. Conforme ressaltou a médica, os esforços foram centrados em explicar aos pacientes como o SUS funciona, os fazendo entender que cada unidade deve atender o que é pertinente ao seu porte. “Foi uma educação ativa, com folders informativos nos arredores e nos metrôs.”

Ao fim de 2018, o projeto passou para sua última fase, dando mais um passo no referenciamento. “Assim, focamos no atendimento do paciente grave que precisa dos nossos recursos.”

Amanda também relatou os questionamentos do Ministério Público do Estado de São Paulo acerca de supressão da triagem, falta de alinhamento e possível desassistência à população. “Não houve supressão. Todos os pacientes são avaliados. Os porteiros também não participam de triagem, apenas orientam pacientes às equipes indicadas.”

A diretora da Emergência Referenciada do Instituto Central do HC-FMUSP ainda reiterou que o alinhamento com as outras entidades – como Secretarias de Saúde – tem sido muito positiva, inclusive com o apoio delas.

“O estabelecimento da emergência referenciada é um ato de coragem. Vocês enfrentaram todo mundo para implementa-lo”, concluiu Akira Ishida, vice-presidente da APM, que reforçou a importância da parceria entre as entidades para educar a sociedade em relação ao funcionamento do SUS.

Galeria de Imagem