Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Notícias

APM na Imprensa

29/09/2017 - Investimento em infraestrutura para proporcionar saúde e bem-estar

g1_idoso bem cuidado

Por: G1.com 

A análise deste momento é muito positiva. Os 46 anos de atuação da Unimed Joinville consolidam a evolução da marca no mercado de Joinville e de toda Santa Catarina, sendo referência para diversas Unimeds. Ao longo destes anos, a cooperativa acompanhou e participou ativamente de grandes mudanças no cenário da saúde na cidade e venceu obstáculos. Construiu um hospital próprio (um dos mais modernos de Santa Catarina, reconhecido nacional e internacionalmente por cirurgias de alta complexidade e equipamentos com tecnologia avançada), passou a oferecer mais serviços aos seus clientes, buscou qualidade e excelência em todos os processos internos e aprimoramento para a segurança do paciente. Atualmente, contamos com uma equipe de profissionais especializados e equipamentos de alta tecnologia, e investimos em ações que contemplam o bem-estar da comunidade – explica Enio Rieger, presidente da Unimed Joinville e diretor geral do Centro Hospitalar da Unimed Joinville.

Estrutura própria e Plano de Melhorias para atender mais e melhor

Oferecer diferenciais em termos de promoção da saúde e de qualidade de vida na região é a premissa de gestão da Unimed Joinville. Diante disso, a cooperativa está sempre investindo em suas estruturas próprias. O Centro Hospitalar Unimed conta com UTIs especializadas (UTI 1, UTI2, UTI Pediátrica e UTI Neonatal), Maternidade, Pronto-Atendimento, Centro Cirúrgico Ambulatorial, Centro Obstétrico, Hemodinâmica, Internação (165 leitos e sete setores de internação), Centro Cirúrgico, Farmácia, Nutrição, Pedagogia Hospitalar, Psicologia Hospitalar, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e Laboratório.

– Destacam-se também os Planos de Melhorias, que promovem adequações aos processos internos do CHU – Centro Hospitalar Unimed – e garantem conceituações importantes, como foi o caso da Acreditação Canadense. Em 2015, o CHU foi o primeiro hospital de Santa Catarina a conquistar uma das mais importantes certificações de qualidade das organizações de saúde mundiais – ACCREDITATION CANADÁ – Nível Diamante. Esta conquista está relacionada com a segurança do paciente e a promoção de saúde do mesmo – completa Enio.

E por falar em atendimento de excelência, o Centro de Oncologia, anexo ao CHU, integra a lista dos recentes investimentos da Unimed Joinville e representa uma importante referência para o tratamento de pacientes com diagnóstico de câncer em todo o sul do país. Equipamentos importantes foram adquiridos para contemplar os cuidados com os pacientes como: GE Discovery NM 630 (cintilografia), GE Discovery IQ (PET/CT) – um dos exames mais avançados para o diagnóstico e estadiamento do câncer, acelerador linear Elektra Synergy Full, para tratamento radioterápico, e Elektra Micro Selectron, utilizado para o método conhecido como braquiterapia.

– O investimento total é de cerca de R$ 95 milhões, provenientes de recursos próprios e de financiamentos. A previsão de término da obra é dezembro de 2017 e a inauguração está prevista para janeiro do próximo ano – celebra o presidente da singular.

Atenção personalizada para cuidar mais e melhor

Promover práticas que proporcionem cuidado e bem-estar estão entre as prioridades da cooperativa. Apesar de o atendimento médico tradicional ser indispensável, é importante contar com ações e projetos de apoio à qualidade de vida, pois estes são instrumentos valiosos da medicina preventiva, que refletem diretamente nas condições da saúde das pessoas diminuindo gastos com medicamentos, aumentando a produtividade e o bem-estar. E quando essas ações se direcionam de maneira personalizada a cada cliente, tornam-se ainda mais eficazes. Entre os serviços oferecidos pela Unimed Joinville, se destaca o Espaço Viver BEM, realizado através dos Serviços de Atenção Personalizada à Saúde.

 Dentro desse serviço está o Cuidar Bem Unimed, direcionado ao cuidado personalizado dos idosos. Uma equipe multiprofissional os atende, apoia e orienta. Já o ambulatório de Follow Up é voltado aos recém-nascidos egressos da UTI Neonatal do Centro Hospitalar Unimed, bem como aos recém-nascidos com diagnóstico intrauterino ou pós-natal de patologias que podem comprometer o desenvolvimento da criança. O acompanhamento é feito durante um ano. Já o projeto Gestante de Cuidados Especiais é destinado às grávidas de alto risco, principalmente àquelas com doenças potencialmente prejudiciais ao desenvolvimento da gravidez – explica Dr. Enio.

Outros programas de reflexo social são promovidos pela singular. Para as Academias da Melhor Idade, a Unimed Joinville em parceria com a Fundação de Esportes e Lazer de Joinville (Felej), inaugurou 70 academias que estão distribuídas pela cidade.

Já a Semana da Amamentação é uma grande ação pensada para conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno. Dentro desse contexto, o Posto de Coleta de Leite Materno, que funciona em parceria com a Maternidade Darcy Vargas, recebe frascos de leite coletados no CHU e realiza a pasteurização. Metade do leite retorna ao CHU para atender as necessidades dos bebês internados na UTI Neonatal e na Maternidade.

Já na Assistência Lar Abgail, a cooperativa oferece assistência médica gratuita à casa que abriga crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Além disso, ações internas como Campanhas de Atenção à Saúde, que conscientizam a população e os colaboradores sobre ações de prevenção como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, também são realizadas.

– Buscamos engajar nossos colaboradores nesses esforços sociais. A Campanha de Natal, por exemplo, conta com os funcionários para arrecadar brinquedos e alimentos às famílias carentes e instituições. Também adotamos programas de reciclagem de resíduos que são convertidos em doações – complementa Enio.

Cuidado que precede o nascimento

O projeto Parto Adequado, iniciativa da Agência Nacional de Saúde (ANS), Hospital Israelita Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), tem como objetivo principal valorizar o parto normal e as práticas humanizadas durante o atendimento às futuras mães. Uma série de ações são avaliadas por uma equipe durante o atendimento às gestantes.

Diante da implantação do projeto “Parto Adequado”, o CHU executou mudanças no Centro Obstétrico para se adequar aos padrões de qualidade e oferecer ainda mais comodidade às futuras mães. As mudanças mais recentes foram a ampliação do Centro Obstétrico com a criação de nova sala de parto, campanhas publicitárias nas redes sociais, acompanhamento por telemonitoramento das gestantes, cursos preparatórios para casais, além de workshops e rodas de conversa para esclarecer dúvidas sobre o plano de parto, amamentação e cuidados com o recém-nascido – finaliza Dr. Paulo André Ribeiro, diretor técnico do CHU.

Números da Unimed Joinville 
757 médicos cooperados
61 especialidades
87.900 beneficiários