Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Notícias

ÚLTIMAS

17/01/2018 - José Serra recebe Frente Democrática em Defesa do SUS

A Frente Democrática em Defesa do SUS segue trabalhando neste 2018. Na última terça, 16 de janeiro, lideranças da Saúde representaram o grupo em um encontro com o senador e ex-ministro da Saúde José Serra. O parlamentar ouviu as demandas dos profissionais, exasperados com a situação caótica em que a saúde pública nacional se encontra.

Representando os médicos, estiveram João Sobreira de Moura Neto, diretor adjunto de Defesa Profissional da APM, o vereador Gilberto Natalini e o presidente da Confederação das Santas Casas, Edson Rogatti; Renata Andréa Viana e Cláudio Luiz da Silveira, presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, também participaram; além de Wilson Chediek, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas.

Natalini, inclusive, relembrou ao senador a época de militância e de força do setor médico ao solicitar apoio à causa. Conforme disse o vereador, a saúde pública hoje está em conjuntura catastrófica. “É triste de ver a situação de grandes instituições como o Hospital São Paulo ou o Hospital Universitário da USP, cada vez mais fechando serviços e reduzindo leitos, por conta de um financiamento inadequado”, avalia.

Serra ouviu as necessidades dos profissionais de Saúde e colocou seu gabinete à disposição para eventuais auxílios. A Frente Democrática pretende, agora, continuar articulando com parlamentares relacionados à Saúde, a fim de organizar uma maneira de conscientizar os deputados e senadores sobre a real situação do Sistema Único de Saúde.

“Precisamos defender a saúde do cidadão que mais precisa. Hoje, os planos de saúde são mais valorizados e o sistema público se encontra sucateado e defasado. Precisamos fazer com que todos os profissionais do setor e a população percebam que essa luta tem de ser de todos os brasileiros, que têm o direito à Saúde garantido pela Constituição”, afirmou Sobreira.

 

Ações da Frente

A Frente Democrática em Defesa do SUS foi relançada em 2017. Em outubro, inclusive, cerca de 100 representantes de entidades médicas e de outras profissões da Saúde organizaram um ato público em frente à Câmara Municipal de São Paulo, como forma de denúncia da situação calamitosa dos hospitais públicos.

O grupo já se reuniu outras vezes no ano passado e já tem um calendário de ações estabelecido para 2018. Além do encontro com Serra, o vice-governador do estado de São Paulo, Márcio França, foi outra autoridade que recebeu os médicos, enfermeiros e dentistas, entre outros. A Frente, agora, planeja uma grande ação para 5 de abril, às vésperas do Dia Mundial da Saúde.

Além disso, deverá ser produzida uma pesquisa de opinião com pacientes e profissionais de Saúde. O intuito é trazer à tona a percepção dos brasileiros sobre atendimento, acesso, condições para a assistência dos segmentos multiprofissionais, entre outros. Também há planos para estabelecer um programa prioritário para a Saúde, a ser apresentado aos candidatos às eleições deste ano.  

 

Fotos: Marina Bustos

Notícias relacionadas:

14/12/2017 - Frente Democrática em Defesa do SUS se reúne com o vice-governador de SP

07/12/2017 - Frente em Defesa do SUS estabelece calendário para 2018

27/11/2017 - Reunião da Frente Democrática em Defesa do SUS na APM define ações para 2018

16/10/2017 - Médicos e profissionais da Saúde realizam ato público por mais recursos para o SUS

Galeria de Imagem