ÚLTIMAS NOTÍCIAS

26/07/2018 - Médicos podem pagar a contribuição associativa com cartões de crédito

Para atender os interesses de seus associados e acompanhar as atualizações do mercado, a Associação Paulista de Medicina passou a oferecer o pagamento da contribuição associativa por cartões de crédito, de todas as bandeiras. A Associação envia um link da administradora para o médico, que preenche os dados de forma segura e sigilosa.

O associado pode optar, por exemplo, em efetuar o pagamento mensal, trimestral ou anual (sem comprometer o limite do cartão, pois as parcelas são faturadas por mês). Esse recurso também facilita e consolida a negociação de eventuais parcelas em atraso, uma vez que o pagamento fica restrito a um único meio.

“No final do processo, recebemos da administradora apenas a resposta se ele aceitou ou não a proposta, a bandeira do cartão e o critério de parcelamento”, explica o secretário geral da APM, Antonio José Gonçalves. Ao escolher a modalidade cartão de crédito, o associado deixa de receber o boleto mensalmente.

Já para os associados que preferirem continuar com a opção boleto, a APM também tem novidades: dez dias antes do vencimento, o sistema passou a encaminhar um e-mail ao médico com a informação sobre o boleto gerado e a data de pagamento. O link direciona à página do Portal da APM (na aba de serviços) onde é possível gerar a segunda via dos boletos em aberto – outro serviço disponibilizado este ano para os associados.

“Fizemos isso porque havia uma demanda alta de atraso e de extravio de boleto por meio de correspondência física, o que prejudicava o associado, pois ele tinha de entrar em contato por telefone ou e-mail e solicitar a segunda via para nós. Com a automatização, o médico pode fazer tudo até pelo celular se quiser”, afirma o 1º secretário da APM, Paulo Cezar Mariani.

Para os associados que preferirem o boleto físico, a APM continuará encaminhando via Correios, além do acesso ao documento virtual. Os novos serviços vêm somar-se à opção de débito automático para pagamento da contribuição associativa, disponibilizada há mais de quatro anos para os médicos.

Sustentabilidade e otimização de processos
Além de diminuir casos de extravios de boleto físico e de atrasos no pagamento, as medidas adotadas pela APM podem promover uma redução significativa no uso do papel. Isso reflete diretamente no uso consciente dos recursos naturais e na diminuição da geração de resíduos, contribuindo de forma sustentável com o meio ambiente.

O secretário geral da entidade também reforça a otimização dos processos que vem sendo realizada pela Associação desde o início da última gestão, em novembro de 2011. “Quando ocorre o pagamento de um boleto físico, precisamos acessar o sistema do banco e confirmar a baixa no nosso sistema interno, o setor Financeiro por sua vez precisa validar o crédito na conta corrente e, por fim, a Contabilidade faz a conciliação. Já com os boletos digitais, débito automático e pagamento por cartão de crédito, o processo é automático."

Também participaram da elaboração da iniciativa os diretores de Patrimônio e Finanças, Lacildes Rovella Júnior e Luiz Carlos João, e o diretor Administrativo da APM, Florisval Meinão.