Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Notícias

ÚLTIMAS

09/10/2017 - Música no Maracá com Daniel D’Alcantara Quarteto reúne associados na APM

A segunda edição do Música no Maracá, novo programa de happy hour da Associação Paulista de Medicina, foi marcada pela presença maciça de médicos associados e seus familiares, que prestigiaram a apresentação dos músicos Daniel D’Alcantara, Luís Mello, Thiago Alves e Paulinho Vicente, na noite de quinta-feira, 5 de outubro.

“Fiquei muito feliz com o convite do meu grande amigo, Walmir Gil, também um grande músico que acompanho há anos.  É uma honra tocar para médicos, um público tão seleto”, agradeceu Daniel D’Alcantara. O trompetista e flugel-horn relacionou a Medicina com a música. “São profissões distintas, mas como a mesma veia criativa, com o pensamento à frente e a habilidade reflexiva ágil”, assemelha.

E os associados que prestigiaram o evento gostaram do que viram: “Me senti bem acolhido, é muito importante termos eventos culturais como esse, que aproximam os médicos de diversas especialidades”, afirmou o médico do trabalho e residente de Nutrologia, Denis Wilson Sales Noronha.

“Eu faço parte da APM desde 1982”, orgulha-se a associada Magali Maria Bazzo Tomé, ginecologista e médica do trabalho. Ao lado do cônjuge Laércio, nesses 35 anos de associativismo, conta que já participou de diversas atividades culturais da casa. “É muito bom sairmos da correria do dia a dia e vir para esse espaço - que além de ser a casa do médico – oferece atividades que estão fora da nossa profissão. Você se distrai, conversa e brinca.  Sem contar que os músicos são muito bons”, elogia Magali, que se orgulha de ser frequentadora também do Clube de Campo da entidade.

O Quarteto, que está há mais de 10 anos na estrada, tocou clássicos do jazz norte-americano e da música popular brasileira. D’Alcantara ressalta que a habilidade e a sinergia são elementos cruciais para o êxito do trabalho em conjunto. “Durante todo esse período, nunca ensaiamos a nossa apresentação. Cada um conhece o repertório do grupo e combinamos na hora. Às vezes, emendamos uma música na outra, tudo naquele momento.”

A heterogeneidade do quarteto é outro ponto destacado pelo músico. “Conheço há muitos anos o Luís Mello, pianista, porque ele tocou com o meu pai, que também é músico. Ambos, com 80 anos, viveram toda a agitação da Bossa Nova, da década de 1950 e 1960, além de outros movimentos culturais no Brasil. Com tanto conhecimento musical, aprendo muito a tocar com ele”, elogia.

“Thiago (contrabaixista) e Paulinho (baterista) são músicos mais jovens. Embora sejam contemporâneos, têm um pé na tradição, com o conhecimento na linguagem, na estrutura e no próprio repertório. Ou seja, há muita afinidade e confiança entre todos do grupo.”

 

Sobre a programação

O Música no Maracá estreou no dia 15 de setembro. Sob curadoria do trompetista Walmir Gil, a iniciativa visa ser uma comemoração informal de fim de expediente para médicos associados e familiares, com música ao vivo. A próxima atração está agendada para 16 de novembro, quinta-feira, das 19h30 às 22h30, com Wilson Teixeira Quarteto.

O Espaço Maracá fica na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278, 11º andar | Bela Vista. As reservas de mesas devem ser feitas pelos telefones (11) 3188.4303/4302 – das 8h30 às 17h30 e (11) 3188.4304 – das 10h às 19h ou pelo e-mail cultural@apm.org.br.

Fotos: Marina Bustos

Galeria de Imagem