ÚLTIMAS NOTÍCIAS

08/11/2019 - Música no Maracá: repertório de clássicos anima noite na APM

Na última quinta-feira, 7 de novembro, dezenas de médicos, acompanhados de amigos e familiares, se confraternizaram ao som de João Cristal Trio e do trompetista Walmir Gil, que interpretaram diversos clássicos da música contemporânea. A happy hour foi mais uma edição do projeto Música no Maracá, da Associação Paulista de Medicina, de forma a aproximar ainda mais os associados à sua sede para acompanharem concertos, de repertórios diversos, com grandes músicos e clima de celebração.

Nesta edição, os músicos abriram com “Fly me to the Moond”, de Bart Howard, mas passaram por diversos compositores consagrados de todo o mundo, como: Joseph Kosma, Tom Jobim, Gilberto Gil e João Donato. Também tocaram “Samba pro MB”, composição de Walmir Gil – que é, inclusive, curador do Música no Maracá.

“A receptividade do público na APM é sempre avec elegance. Muitos dos médicos presentes sei que são músicos, então é muito positiva a troca que a gente tem de energia com o público. Você observa que o pessoal sabe as músicas e prestigia, isso é lindo”, comentou Gil.

Os músicos
João Cristal, líder do trio, é um pianista mineiro. Como produtor, trabalhou com grandes nomes nacionais e internacionais. Fez arranjos para a Orquestra de Mulheres – reunião de Rita Lee, Paula Lima e Zélia Duncan – e dirigiu outros projetos. Seu disco “João Cristal e Banda Brazuca” foi aclamado pela crítica especializada.

“É super gostoso tocar na APM, onde já estive em outras oportunidades. Você nota que os médicos são inteirados e interagem muito com a música que rola. Eles curtem e conhecem o repertório e é ótimo tocar para quem está respondendo ao que fazemos”, disse o músico.

Cristal também acredita que um projeto como o Música no Maracá pode servir de exemplos para outras entidades e espaços. “Cultura é essencial na vida. Além disso, acredito que os médicos têm rotinas com muita concentração e responsabilidade, então é um ótimo momento de descontração e curtição, com boa música. Tenho amigos médicos que tocam instrumentos e queriam ser músicos, então existe uma sintonia”, completou.

Ao seu lado no grupo também estão Robertinho Carvalho, no contrabaixo, e Daniel de Paula, na bateria. Robertinho é pupilo dos maestros Antônio Carlos Neves Pintos e Cláudio Leal Ferreira e atua como professor, arranjador e instrumentista. Daniel também estudou com Cláudio Leal e é músico desde os 12 anos. Ambos dividiram palco com figuras como Wilson Simoninha, Jair Rodrigues, Gal Costa, entre outros.

Walmir Gil é curador do Música no Maracá e foi convidado pelo trio para participar da apresentação. É integrante e fundador da Banda Mantiqueira e considerado um dos maiores trompetistas do Brasil, sendo, inclusive, indicado ao Grammy Awards e ao Grammy Latino. Ao longo de mais de 40 anos de carreira, já tocou com Roberto Carlos, Milton Nascimento, Caetano Veloso e outros grandes artistas.

Repertório
Fly me to the Moon - Bart Howard (1915-2004)
Baifrêvo - João Cristal (1955)
Auntumn Leaves - Joseph Kosma (1905-1969)
Inútil Paisagem - Aloysio de Oliveira (1914-1995) e Antônio Carlos Jobim (1927-1994)
Someday My Prince Will Come - Frank Churchill (1901-1942)
Samba pro MB - Walmir Gil
Lugar Comum – Gilberto Gil (1942) e João Donato (1934)
Caravan - Duke Ellington (1899-1974)
Incompatibilidade de Gênios - João Bosco (1946)
Minha Saudade - João Donato (1934)

Fotos: Marina Bustos

Galeria de Imagem