Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Notícias

ÚLTIMAS

11/10/2018 - Música nos Hospitais se apresenta na Beneficência Portuguesa

Na última quarta-feira (10), a 13ª temporada do Música nos Hospitais teve sua sexta apresentação, na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. “A música tem tudo o que precisamos no dia a dia: ritmo, melodia, harmonia, contraponto (quando um fala, outro escuta). Vai quase numa direção de educar a alma, de buscar as pessoas pelo lado sensível, para que tenham momentos de reflexão, prazer e bem-estar”, destaca o médico e maestro da Orquestra do Limiar, Samir Wady Rahme.

A analista de Sustentabilidade da equipe de voluntariado do hospital, Debora Aparecida Tavares, deu as boas-vindas a todos e falou também dos benefícios que a música instrumental traz para a saúde. “Sabemos que a música traz melhorias enormes para os nosso pacientes e colaboradores na assistência. Como o nosso propósito na BP é valorizar a vida, acreditamos que através da música podemos melhorar o nosso humor e o funcionamento do organismo. Ou seja, muitas teorias definem a musicalidade como uma parte capaz de expressar os diversos reflexos da alma”, destaca. 

“Ao longo destes anos, vimos que muitos pacientes que estão sob estresse, ou porque vão entrar em cirurgia ou estão em casos graves, se sentem muito gratos ao ouvir a orquestra, é como se a música proporcionasse um encontro com eles mesmos”, acrescenta Rahme.

Allegro do Concerto de Brandenburgo nº 3 (J. S. Bach); Minueto e Trio (L. Bocherini); Embolada das Bachianas Brasileiras nº 1(H. Villa-Lobos), com arranjo de Luiz Amato; e a inusitada Despacito (Luis Fonsi), com arranjo de Marcos Scheffel, são algumas das composições que fazem parte da programação.

A iniciativa da Associação Paulista de Medicina conta com patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, por meio da Lei Rouanet. Desde 2004, quando o projeto teve início, já foram realizadas 176 apresentações em 21 cidades do Brasil, contemplando 68 hospitais e cerca de 60 mil pessoas, entre pacientes, familiares, médicos, enfermeiros e funcionários.

Público

Neusa Valarini, desenvolvedora de sistemas de informação e comunicóloga, recebeu o diagnóstico de câncer de mama em fevereiro deste ano. Após cirurgia e tratamento, no mesmo dia da apresentação do Música nos Hospitais, ela recebeu alta. “Muita emoção para mim ter um presente desse neste dia. É uma reflexão para a vida”, agradeceu.

Já João Carlos Mendes, funcionário público, fez uma cirurgia recente para a terapia de hemodiálise. “Também sou músico, e a música inspira, é trilha sonora para tudo.” As apresentações ocorreram na Recepção Social do Térreo – torre 4. Depois, o grupo de 14 instrumentalistas se dividiu e tocou em outras três áreas do hospital.

As próximas apresentações gratuitas ocorrem no dia 24 de outubro, na Santa Casa de São Paulo, às 12h, e no dia 26 de outubro, na Santa Casa da Bahia, em Salvador, às 11h.

Confira aqui as fotos da apresentação

 

Notícias relacionadas:

27/09/2018 - Concerto do Música nos Hospitais emociona Instituto Dante Pazzanese
06/09/2018 - Música nos Hospitais: Instituto de Tratamento do Câncer Infantil recebe concerto
16/08/2018 - Música nos Hospitais: Santa Marcelina recebe concerto09/08/2018 - Orquestra emociona Hospital São Paulo no primeiro Música nos Hospitais de 2018

Fotos - Marina Bustos