ÚLTIMAS NOTÍCIAS

09/01/2020 - Nota de pesar pelo falecimento de Helga Maria Mazzarolo Cruz

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Helga Maria Mazzarolo Cruz, ocorrido na última quarta-feira (8). Associada da Associação Paulista de Medicina desde 1955, Helga também era membro da Academia de Medicina de São Paulo, fundadora da cadeira nº 34.

Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1953 e fez internato e residência pela 1ª Clínica Médica no Hospital das Clínicas da FMUSP. Após a residência, foi convidada a permanecer na instituição, da qual se aposentou compulsoriamente, aos 70 anos de idade.

Helga foi a primeira mulher docente-livre em Clínica Médica da FMUSP, responsável pelo início do estudo das funções tubulares e pela criação de um laboratório para dosagem dos componentes do equilíbrio ácido-básico, introduzindo o estudo dos portadores das acidoses tubulares no HC-FMUSP.

Entre muitos outros feitos ao longo de sua carreira, recebeu várias homenagens e prêmios científicos, como o Prêmio Rafael de Barros, o Prêmio Alvarenga, o Prêmio da Associação Paulista de Medicina e o diploma de Dedicação Profissional do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

Além do esposo Jenner, Helga deixa dois filhos e dois netos.

A missa de 7º dia será realizada nesta quarta-feira (15), às 19h30, na Igreja do Calvário - Rua Cardeal Arcoverde, 950 - Pinheiros / São Paulo - SP.