Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Notícias

RADAR

06/04/2018 - Os benefícios da música para a Saúde

Relatos de que a música faz bem para a saúde são muito antigos, desde o período antes de Cristo – conforme publicação do Hospital Sírio Libanês. Em 1944, porém, durante a Segunda Guerra Mundial, experiências musicais feitas com ex-combatentes demonstraram que a utilização da música e seus elementos ajudaram a diminuir a dor, o estresse e a ansiedade nos veteranos de guerra. Esses resultados deram origem à profissionalização da musicoterapia.

Por ajudar a aliviar dores, melhorar a memória e servir de estímulo para a prática de atividade física, a música tem sido cada vez mais usada como tratamento de diversos problemas, com resultados promissores, já que ativa o centro de prazer do cérebro, liberando dopamina e causando uma sensação de bem-estar.

Estudo da Universidade de Wisconsin aponta que ouvir suas músicas favoritas diminui os níveis de cortisol, por consequência os níveis de estresse crônico, causador de 60% de nossas enfermidades. Além disso, foi observado que os sintomas da depressão diminuíram significativamente nas pessoas que ouviram música antes de dormir.

Os pesquisadores também descobriram que ouvir música calma antes da cirurgia diminui a ansiedade e, após a cirurgia, melhora o relaxamento do corpo, facilitando a recuperação. A terapia com música também reduz mais a dor em pacientes com câncer do que tratamentos padrão e pode diminuir a dor em pacientes de terapia intensiva, e idosos.

E de acordo com Raul Jaime Brabo, coordenador do Curso de Graduação em Musicoterapia da FMU, falar sobre ela é sempre um desafio, por se tratar de uma área do conhecimento relativamente nova e híbrida. “Estamos sempre transitando entre Ciência e Arte, o que não é uma tarefa simples. Ao expandirmos nosso encontro com a música, para uma relação com maior envolvimento, sua função de entretenimento passa para uma função de promoção de saúde, e é onde começamos a conhecer melhor a Musicoterapia.”

Por todos esses motivos, a Associação Paulista de Medicina lança a campanha #escutesuasaude neste Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. Dê um play em nossas seleções musicais no Spotify e deixe os melhores ritmos cuidarem do seu corpo e de sua alma!

----------------------------------------------------------------------------------------------------

“A música não foi dada pelos deuses aos homens para que nela só encontrem o prazer carnal, para agradar a seus ouvidos e seus nervos. Eles nos deram a música como uma aliada de nossa alma, pois ela empreende a tarefa de ordenar e harmonizar tudo quanto há em nós de movimentos desordenados e violentos”, Platão, filósofo grego (429-347 a.C.).

----------------------------------------------------------------------------------------------------