Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Notícias

ÚLTIMAS

17/04/2017 - Palestra de Samy Dana fecha o I Encontro do Médico Jovem da APM

Para conhecer as formas de investimento financeiro disponíveis e decidir pelo melhor planejamento, os participantes do I Encontro do Médico Jovem da Associação Paulista de Medicina receberam orientações do economista Samy Dana, comentarista do programa Conta Corrente da Globo News. A palestra fechou o evento realizado em 8 de abril, destinado aos recém-formados em Medicina.

O palestrante explicou aos presentes as vantagens e desvantagens dos investimentos em poupança, previdência privada, bolsa de valores, imóveis e consórcio, entre outros. “Uma coisa é certa, para ganhar mais dinheiro, você consequentemente terá mais riscos. Se você não vê o risco, pode ser golpe. Entretanto, acima de tudo, sugiro que ganhem dinheiro com a profissão que escolheram – a Medicina. E o motivo desta palestra é justamente orientar vocês a como usar os instrumentos financeiros para ampliar e manter os patrimônios pessoais”, enfatizou.

Na avaliação de Samy, os produtos CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito Agronegócio) são boas opções. “Nos três casos, as taxas são pactuadas entre a pessoa e o banco.” O que define a rentabilidade são fatores como quanto dinheiro você tem, em quanto tempo quer resgatar e o risco da instituição com a qual está fechando o negócio.

Além disso, ele citou o Tesouro Direto, programa do Tesouro Nacional em parceria com a BMF&F Bovespa, que permite aplicações por meio de empréstimo para o Governo Federal. “O risco tende a ser baixo, similar ao de um banco privado. Se há dívida na moeda, o Governo lança uma dívida nova para pagar a atual”, informou o economista. O título é dividido nas modalidades Selic, Pré-fixado e Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O evento foi mediado pelo neurocirurgião e integrante da Comissão do Médico Jovem da APM, Julio Leonardo Barbosa, e pelo diretor adjunto de Defesa Profissional da entidade, Marun David Cury.

“Nós da APM sempre defendemos que as escolas médicas deveriam ministrar um curso de gestão, porque o jovem se forma e não sabe lidar com finanças, sai da faculdade com a ideia de que é pecado ganhar dinheiro. Na verdade, o médico tem obrigação de pagar contas como qualquer outro profissional, e precisa gerir bem os próprios investimentos. Por isso nos preocupamos em trazer esse tipo de informação para vocês”, concluiu Marun.

 

Notícias relacionadas:

Grande público prestigia o I Encontro do Médico Jovem da APM

Encontro de médicos jovens: Miguel Srougi aborda qualidades do bom médico

Jovens médicos esclarecem dúvidas sobre abertura de PJ e tributos em evento da APM

Especialistas debatem limites entre mídias sociais e ética médica

Fotos: Osmar Bustos