14/01/2020 - Pedro Assaf Júnior, associado da APM, doa escultura à Pinacoteca

A Associação Paulista de Medicina recebeu a doação da obra “Ícaro”, do artista visual Assaf. É assim que assina as suas obras o médico urologista – associado da APM – Pedro Assaf Júnior, que no campo das artes costuma se dedicar mais intensamente à escultura em metal. A doação, inclusive, é uma escultura em aço inox, com base em madeira.

Além da Medicina, Assaf realizou o curso de Artes Plásticas na Escola Panamericana de Arte. Foi aluno de escultura figurativa de Israel Kislansky e Newton Santana, e de escultura abstrata de Nicolas Vlavianos. Desde 2018, é aluno de Ângela Bassan na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

A sua obra atual sofre grande influência do construtivismo russo (principalmente de Naum Gabo, Antoine Pevsner e Vladimir Tatlin), bem como de outros artistas visuais, tais como László Moholy-Nagy, David Smith e, entre outros, Nicolas Vlavianos. É possível ver parte das peças do artista em sua página no Instagram.

A Pinacoteca da APM reúne dezenas de obras de grande importância para a cultura brasileira. Na Sala Modernista, estão quadros de nomes como Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Lasar Segall e Emiliano Di Cavalcanti. Na Sala Contemporânea, há obras de Alex Flemming, Heloísa Pomfret, Inos Corradin, Neno Ramos e outros.

A visitação é gratuita e aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Para mais informações: (11) 3188-4305 / pinacoteca@apm.org.br.