Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Notícias

APM na Imprensa

23/05/2018 - Pianista Alexandre Costa e soprano Nathalia Rey se apresentam com Recital de Canto e Piano na APM

Por: Jornal da Manhã - Marília

No próximo sábado (26), a partir 20h30, acontece no anfiteatro da APM - Associação Paulista de Medicina de Marília um Recital de Canto e Piano conduzido pelo pianista sul mato-grossense, Alexandre Costa (radicado em Marília desde 1991), com a participação especial da soprano mineira, Nathalia Rey.

Alexandre e Nathalia formam uma dupla com excelente conexão e intensidade, resultando em grande harmonia musical, que com toda certeza vai oferecer uma experiência simplesmente única para quem estiver presente. 

O repertório envolverá clássicos de óperas italianas, inglesas, francesas, como Carmen de Bizet, além de consagradas peças de piano, que vão alternando-se durante o espetáculo, construindo uma atmosfera que passeia por diversos sentimentos, marcante interpretação e dramatização, que prometem encantar o público. 

Além do repertório clássico, algumas surpresas vão envolver o público. “A ideia é oferecer grande qualidade estética, com uma performance intensa e impecável. Também foram preparadas algumas surpresas escolhidas a dedo. Quero que o repertório seja capaz de tocar o coração de todos,” disse Alexandre Costa, responsável também pela direção musical do espetáculo.

Nathalia Rey

Mineira de Congonhas, Nathalia Rey traz no sangue o gosto pela música. Originária de uma família onde todos são apaixonados por música, a soprano cresceu em um ambiente musical. Com sua interpretação dramática e intensa, ela cativa o público por onde passa. Apesar do talento, a musicista é dedicada e muito meticulosa e não se contenta com menos do que a perfeição: “Se for para fazer algo, dou o meu melhor,” afirmou. 

Nathalia iniciou seus estudos em canto erudito no ano de 2002 em Belo Horizonte (MG), sob a orientação do barítono Francisco de Souza. Em 2006, já no estado de São Paulo, passou a estudar piano erudito no Conservatório Musical de Lins (SP) sob a orientação da professora Ana Maria Morotti Guadanucci, teoria musical sob a orientação do professor Thiago Sanches e canto erudito sob a orientação do professor Walter Mendes, com quem efetuou vários recitais pelo estado de São Paulo com os pianistas Leoni D'adderio, Helio Tanomaru e José Luiz Facco.

Em 2012 e 2013, a soprano participou do circuito VDL de Cultura sob a regência do maestro Samuel Damien com o espetáculo Elis, percorrendo várias cidades do estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em 2014, começou a fazer parte da Orquestra Sinfônica Jovem de Lins, onde atua como 1ª soprano no coro sinfônico, sob a regência e orientação do professor e maestro João Fernando Paluan. Atualmente, além da OSJL Nathalia Rey participa junto com o pianista Alexandre Costa de recitais de piano e canto pelo estado de São Paulo.

Alexandre Costa 

Pianista, compositor e docente, o músico Alexandre Costa, começou seus estudos de piano, em 1979, com apenas 12 anos de idade, na cidade de Campo Grande (MS). Formou-se bacharel em piano nos início dos anos 90 e também é licenciado em Letras. Estudou com grandes nomes da música, como Gilberto Tinetti, Lídia Alimonda e Mirian Dauelsberg e possui grande experiência com o público. já tendo se apresentado na França - no Conservatório Russo de Paris, nos EUA - compondo duo com o violinista francês Jean Michel Borjeaux e na Argentina - em Concerto Solo, além de ter se apresentado por quase todo território brasileiro com a Orquestra Sinfônica de Mato Grosso do Sul, sob regência de João Guilherme Ripper e com a Orquestra da Unesp de São Paulo, entre outras produções.

Atualmente, além de se apresentar por diversas cidades e eventos, é também professor de música particular e de música para crianças há mais de 15 anos, em colégios de Marília (Água Viva” e Meu Cantinho), possuindo também grande experiência com musicalização infantil, pela qual nutre um carinho especial: “Trabalhar a música no universo infantil, é particularmente muito gratificante para mim, pois ao acompanhar o desenvolvimento dos pequenos, tenho a sensação de que estou contribuindo para um mundo melhor, mais sensível e portanto, mais justo. Outra vertente da musicalização que é fascinante, é o trabalho com crianças especiais. A música tem um papel realmente transformador para elas, ampliando seus horizontes e desenvolvendo sua autoconfiança de forma surpreendente,” conta.

O trabalho autoral do artista tem início em 1986 quando, inspirado pela passagem do Cometa Halley, Alexandre compôs sua primeira peça, que tem o mesmo nome do corpo celeste. Atualmente, com mais de 40 composições gravadas, o pianista já lançou três CDs autorais de que são sucesso de público e crítica, sem contar o penúltimo trabalho que, apesar de não ser autoral, conta com arranjos especialmente elaborados por Alexandre e por Leonardo Carvalho (oboé), para grandes sucessos da Música Popular Brasileira.

A APM - Associação Paulista de Medicina de Marília ("Casa do do Médico") está localizada na Av. Pedro de Toledo,179. Ingresso: R$ 20,00, à venda na APM de Marília - tel. (14) 3433-5246 (das 8h às 18h). Reservas e informações: tels. (14) 996412870 / (14) 996399695.