Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Notícias

ÚLTIMAS

21/10/2005 - Prêmio Dr. Cidadão anuncia vencedor

O Espaço Comunitário Comenius – ECCO, de São Paulo, foi o ganhador do Prêmio Doutor Cidadão 2005. A segunda edição do prêmio reuniu 240 pessoas no auditório da entidade

Numa noite mágica e emocionante, foi feito o anúncio do vencedor da segunda edição do Prêmio Doutor Cidadão, no dia 21 de outubro. Na ocasião, o público foi surpreendido com a apresentação do famoso clássico do cinema "O mágico de Oz”, uma adaptação do clássico da literatura infanto-juvenil de L. Frank Baum, em peça teatral produzida por Carol Giatti.

A mensagem, transmitida com simplicidade dentro de um universo lúdico, mostrou que é possível tornar real aquilo que parece faz-de-conta. Todos os 26 projetos inscritos este ano, de diversos cantos do Estado de São Paulo, mostram a importância de transformar em realidade o que inicialmente parecia um sonho. São propostas que enfocam mudanças concretas aos problemas atuais e que lutam pelo valor mais nobre da humanidade: a vida.

A "Associação Espaço Comunitário Comenius – ECCO”, de São Paulo, idealizada por Dirce de Assis Rudge, especialista em medicina intensiva, psicossomática e drogadependência, foi quem recebeu o prêmio de R$ 10 mil. Na ativa desde 2000, o projeto tem como área de atuação a saúde mental, com foco na prevenção ao uso de drogas.

Em seu discurso, a vencedora confessou que há inúmeras ideias de todos os voluntários envolvidos no projeto para otimizar este dinheiro. "Cada um deles tem uma necessidade”, explica. Dirce conta que começou esta jornada sozinha. Mas, com a chegada de voluntários a cada dia, trazendo carinho, amor, fé e esperança, é que o trabalho tomou tamanha proporção.

São centenas de adultos e cerca de 50 crianças que já se beneficiaram com a iniciativa. "Só dei continuidade não porque eu sabia o que estava fazendo, mas porque eles acabaram me ‘levando’. Divido este prêmio, de coração, com esta turma maravilhosa, por somarem na coragem e determinação”.

Para Jorge Carlos Machado Curi, presidente eleito da APM para o próximo triênio, ser cidadão é ser solidário, participar, se envolver, ter propostas para aquilo que nos incomoda. "No meio de muitas crises, certamente emergem valores essenciais para a sociedade. Este Projeto é uma oportunidade única de resgatarmos estes valores”, comenta. Curi ressaltou a importância da continuidade dos trabalhos aqui apresentados. "Com isso, o Brasil pode ser mais solidário”.

Já a diretora social da AMP, Mara Gândara, acredita que "os trabalhos apresentados são exemplos de atitudes que podem e devem ser seguidos para que se estabeleça finalmente a conscientização e o engajamento da sociedade civil pelo bem comum”.

Espaço Comenius

A Associação Espaço Comunitário Comenius – ECCO é um espaço de saúde e equilíbrio mental e emocional. Surgiu da necessidade de acolhimento a uma população de excluídos, atendida num ambulatório médico público, na região do Rio Pequeno, no bairro do Butantã, em São Paulo. Tem como missão informar e formar pessoas para atuarem como agentes de suas existências; agir na prevenção e tratamento do uso abusivo de álcool e outras drogas e promover a formação de redes solidárias que possibilitem o desenvolvimento da cidadania por meio do apoio mútuo, visando o alívio do sofrimento e a inclusão social.

O trabalho é realizado por uma equipe de voluntários formado não apenas por médicos, mas também por professores, psicólogos, donas de casa, assistentes sociais, aposentados, estudantes, enfim, pessoas que utilizam terapia comunitária e familiar, pedagogia, ciência, arte e artesanato para amparar e criar condições para que os mais necessitados possam mudar a percepção do mundo que os cercam e criar novas perspectivas de vida, mudando o rumo de sua trajetória.

Serviço:

Para conhecer o trabalho do Espaço Comunitário Comenius – ECCO, visite o site www.espacocomenius.com.br