05/07/2019 - Presidente da APM é homenageado por oftalmologistas

O presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), José Luiz Gomes do Amaral, foi homenageado por colegas nesta quinta-feira, 4 de julho, durante sessão do X Congresso Nacional de Oftalmologia, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo (SP). A homenagem, conforme explicou Miguel Burnier, presidente da Associação Pan-Americana de Oftalmologia (PAAO), foi concedida a quem fez muito pela Oftalmologia brasileira.

Foi Burnier, inclusive, quem conduziu a honra ao presidente da APM. “Na vida, os amigos a gente não os faz, os encontra e tem pouca gente que tem um amigo tão grande como eu. O José Luiz é uma figura ímpar. Eu tenho algumas qualidades e milhões de defeitos. O José tem todas as qualidades que eu gostaria de ter e defeito nenhum. Não é só o amor da amizade, que é completamente desinteressado, que existe por existir. É o amor da amizade que vem com a admiração. Ele é uma das pessoas que mais admiro na vida e é um dos meus melhores amigos, um irmão. Homenageá-lo é o máximo”, declarou o presidente da PAAO.

O presidente da APM iniciou seu discurso agradecendo as palavras generosas que recebeu e o privilégio de estar com os oftalmologistas presentes. “Devo muito a vocês. Conheço tantas pessoas aqui. Na faculdade, por exemplo, pude conviver com Rubens Belfort Jr. e Miguel Burnier intensamente, inclusive nossas famílias conviveram e crescemos juntos. Tenho em vocês apoio nas mais diferentes situações possíveis”, iniciou.

Na sequência, Amaral falou sobre a importância das organizações: “Quando nos organizamos – e a PAAO é o exemplo disso – aprendemos com os problemas que outros tiveram antes de nós os vivermos, com as soluções e com os erros que outros tiveram, mas um pouco mais. Às vezes, entramos nas associações e estamos em um momento interessante da vida, de glória, como o que vivo hoje com esta homenagem. Mas olho para a associação e aquilo que ela representa e ali tem muitos gigantes. Aprendo a me colocar no meu lugar a nas minhas dimensões. Por outro lado, às vezes temos imensas dificuldades. E ao nos aproximarmos das nossas organizações e pares vemos que dificuldades maiores foram enfrentadas e superadas. É um imenso prazer estar aqui e um privilégio receber essa homenagem de tantos amigos e de um amigo muitíssimo próximo. Agradeço pelo que vocês têm feito pela nossa profissão e pela Saúde”.

Além de José Luiz Gomes do Amaral, foram homenageados: Amaury Guerreiro, CEO do Grupo Opty; Mauro Naddeo, presidente para a América Latina e Canadá da Allergan; Nelson Roberto de Almeida Marques, conselheiro presidente do Conselho de Administração do Instituto da Visão; e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, na pessoa da atual presidente Edna da Motta Almodin.

Capítulo brasileiro da PAAO
Durante a atividade, foi anunciada a criação do capítulo brasileiro da Associação Pan-Americana de Oftalmologia. Sobre essa iniciativa, Belford Jr. declarou: “A PAAO é uma ferramenta para a Oftalmologia brasileira se reforçar internacionalmente. Devemos usa-la como forma de proporcionar aos oftalmologistas mais jovens uma oportunidade de envolvimento, de criação de networking, fazendo a Medicina brasileira ter mais força internacionalmente. Dentro dessa linha, é bom ver o que Burnier está fazendo no Brasil e em outros países”.

Miguel Burnier, além de conduzir as homenagens, anunciou o novo capítulo. “A PAAO resolveu criar, de hoje em diante, alguns capítulos que tornarão a entidade mais presente em determinadas regiões e países. Eles também tornarão os países mais independentes em relação à nossa associação. O primeiro, como não poderia deixar de ser, será o brasileiro, fundado hoje neste Congresso, em São Paulo”, disse.

Galeria de Imagem