Últimas notícias

10/06/2020 - Sangue Verde e Amarelo: Manaus recebe ação apoiada pela APM em 16/6

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), em Manaus, recebe, no próximo dia 16 de junho, mais uma ação da campanha Sangue Verde Amarelo, iniciativa nacional que organiza coletas de sangue em parceria com os clubes de futebol durante o período de pandemia. No Amazonas, os clubes Manaus FC e Rio Negro apoiarão o projeto.

A iniciativa também reforça a importância do Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização acerca da doação de sangue. Quem lidera a campanha é a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). As instituições são apoiadas pela Associação Paulista de Medicina (APM), Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta) e MTM Tecnologia.

O intuito do projeto é impedir o desabastecimento em serviços de hemoterapia em todo o Brasil, por conta do isolamento social imposto pela Covid-19. Para Dante Langhi Jr., presidente da ABHH, o cenário da pandemia do novo coronavírus ameaça a continuidade de tratamentos e põe em risco a vida de pacientes que precisam de transfusão de sangue.

A campanha Sangue e Amarelo, conforme explica Langhi Jr., não representa nenhum risco de contaminação, por conta de todos os cuidados da organização para evitar aglomerações. A principal ferramenta, nesse sentido, é o aplicativo da ação, disponível na App Store e na Google Play, que permite o agendamento da doação por data e horário.

A APM, inclusive, foi responsável por intermediar a construção do app. Com a solicitação de apoio da ABHH, o diretor de Tecnologia da Informação da APM, Antonio Carlos Endrigo, buscou uma start up que pudesse desenvolver o projeto tecnológico. A MTM foi a responsável por essa fase. “A Associação, então, disponibilizou o ambiente em nuvem para hospedar o aplicativo. Tudo o que for rodar dentro do app desenvolvido pela MTM estará nesse local”, detalha o diretor da APM.

Os interessados em realizar uma doação podem fazer o download do aplicativo e, após um cadastro rápido, agendar a participação. No app, também há informações acerca dos critérios de quem poderá doar (indivíduos de 16 a 69 anos, acima dos 50 kg e com boas condições de saúde, em linhas gerais) e as orientações quanto aos documentos necessários.

Serviços de hemoterapia interessados em fazer parte da campanha também podem se inscrever pelo aplicativo – a comissão organizadora verificará se o estádio correspondente à cidade estará disponível para a coleta.

Em duas jornadas, a campanha Sangue Verde e Amarelo já reuniu cerca de duas mil pessoas em São Paulo. A primeira oportunidade ocorreu na Arena Corinthians, em Itaquera, entre os dias 7 e 9 de abril. Depois, os organizadores cruzaram a cidade e foram até o Allianz Parque, estádio do Palmeiras, na Água Branca, entre 26 e 28 de maio.