Programa de Educação em Telemedicina e Saúde Digital

O crescimento da Telemedicina e da Saúde Digital no Brasil e no mundo, acelerado pela pandemia de Covid-19, trouxe novos desafios para os médicos e todos os profissionais envolvidos com a área da Saúde. Entre eles estão a prática de cuidados virtuais com ética, segurança e qualidade.

As evidências científicas e do mundo real têm demonstrado os benefícios da Telemedicina e de diversas soluções digitais. Conhecê-los e incorporá-los nas atividades profissionais, de forma complementar aos cuidados presenciais, irá expandir estes benefícios às pessoas, serviços e sistemas de Saúde, e aos próprios médicos.

Entretanto, é necessário não só conhecer as limitações da Telemedicina e da Saúde Digital e desenvolver uma visão crítica, mas também saber utilizar as ferramentas de forma correta, como novos métodos de cuidados à saúde (e às doenças) das pessoas. É importante conhecer como elas podem ser inseridas nos sistemas de Saúde e contribuir para o seu aperfeiçoamento.

As inovações tecnológicas estão desenhando uma nova era para a Saúde e os médicos precisam, além de estarem inseridos, ser protagonistas deste novo mundo. Neste sentido, a Associação Paulista de Medicina criou o Programa de Educação em Telemedicina e Saúde Digital - que tem vários componentes que estão sendo desenvolvidos e progressivamente ofertado aos seus associados e a todos os interessados nestas áreas.

Global Summit Telemedicine & Digital Health

Evento internacional que tem o propósito de congregar os diversos participantes do ecossistema da Telemedicina, Telessaúde e Saúde Digital, gerando oportunidades para discussão e troca de conhecimentos, experiências, novos conceitos e visões nestas áreas. Já teve três edições realizadas (2019, 2020 e 2021), que foram um grande sucesso.

Como parte do programa dos eventos anuais, são realizados eventos preliminares, denominados de “Warm Up”

Curso de Capacitação Básica em Telemedicina

Curso breve na modalidade de Ensino a distância (EAD), criado no primeiro semestre de 2020 para atender a urgente necessidade de uma capacitação básica dos médicos para prática da teleconsulta. Teve mais de 1.500 alunos e será substituído, em breve, pelo Curso Modular em Telemedicina, mais longo e com novas metodologias e tecnologias de ensino.

Cursos Modulares em Telemedicina e em Telessaúde

Cursos EAD, com 16 horas cada. O primeiro será dirigido para médicos e o segundo para profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Fonoaudiologia. Lançamento previsto para março/2022.