Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Notícias

MARCOS DA MEDICINA

22/04/2021 - Acontecimentos Extraordinários

Em celebração ao aniversário de 90 anos da Associação Paulista de Medicina, comemorado no último dia 29 de novembro de 2020, a Revista da APM tem percorrido fatos que transformaram o exercício da Medicina e os tratamentos de pacientes no Brasil e no mundo. Neurocirurgia, Transplantes e Fertilização in vitro são alguns dos destaques desta edição, a seguir.

1. PRIMEIRA NEUROCIRURGIA COM ANESTESIA LOCAL

Em 1992, foi realizada a primeira cirurgia para retirada de tumor cerebral com anestesia local no País, com a paciente permanecendo lúcida durante toda a operação e informando o que sentia ao neurocirurgião Sebastião Carlos da Silva, do Hospital Austa, em São José dos Campos (SP).

2 .O PRINCÍPIO DA CIRURGIA BARIÁTRICA

O médico Arthur Garrido, da Universidade de São Paulo, realizou no mesmo ano uma operação inédita em duas irmãs para redução do colesterol. A técnica consistia em desativar o íleo, porção final do intestino delgado, órgão responsável pela absorção do colesterol. Atualmente, ele é um dos pioneiros da Cirurgia Bariátrica no Brasil.

3. O MAIS JOVEM TRANSPLANTADO DA AMÉRICA LATINA

A Equipe do Incor, em São Paulo, coordenada à época por Miguel Barbero Marcial, realizou também em 1992 um transplante de coração em um bebê de apenas 13 dias, sendo considerado o mais jovem transplantado da América Latina.

4. CISPLATINA

Ainda no início da década de 1990, os pesquisadores Antônio Salustiano e Aurélio Maranduba, da Universidade de Juiz de Fora (MG), desenvolveram uma tecnologia nacional para sintetizar a cisplatina - droga imunossupressora e radiosensibilizadora, usada no tratamento de vários tipos de câncer.

5. HEPATITE A

Novamente em 1992, pesquisadores do departamento de virologia da fundação Fiocruz isolaram, pela primeira vez, o vírus da hepatite A no Brasil, primeiro passo para a criação de uma vacina nacional para a doença.

6. FERTILIZAÇÃO IN VITRO

Apesar de já fazer quase 45 anos desde que o primeiro bebê concebido por fertilização in vitro veio ao mundo, apenas em 1992 o Conselho Federal de Medicina aprovou normas para regulamentar a prática no Brasil. Hoje, estima-se que mais de 80 mil indivíduos foram concebidos no País através do procedimento.

7. RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Equipe da Universidade de Yale (EUA), em 1993, desenvolveu um sistema de imagens por ressonância magnética que permitia fotografar as regiões do cérebro em atividade. Com os avanços e estudos feitos posteriormente, esse sistema atualmente auxilia médicos a avaliarem problemas de função cerebral em pessoas com depressão, transtorno de estresse pós-traumático e autismo.

8. SABIÁ VIRUS

Agente etiológico da doença denominada febre hemorrágica brasileira, identificado pela primeira vez no estado de São Paulo, no início da década de 1990, após a morte de uma mulher de 25 anos que havia manifestado sintomas semelhantes aos da febre amarela. O vírus foi isolado pela primeira vez em 1994, por uma equipe médica internacional, coordenada por profissionais do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

9.DOAÇÃO COMPULSÓRIA DE ORGÃOS

No final da década de 1990, o Governo Federal decretou a lei que tornava todo brasileiro um doador compulsório de órgãos, a menos que o indivíduo se manifestasse em contrário oficialmente. Entretanto, uma Medida Provisória proposta em outubro de 1998 alterou esta lei e designou à família a responsabilidade pelo destino dos órgãos.

10. PROJETO GENOMA HUMANO

O então presidente dos Estados Unidos Bill Clinton anunciou, em junho de 2000, a decodificação quase completa do genoma humano, em uma cerimônia na Casa Branca. Junto ao presidente, estavam os dois americanos mais comprometidos no estudo científico: Francis Collins, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa sobre o Genoma Humano (NHGRI), e Craig Venter, fundador da empresa privada Celera Genomics, que anos mais tarde também conseguiu estabelecer a sequência do genoma.

Eventos Científicos



Valor das Consultas

Saiba qual o valor real de sua consulta com a calculadora criada pela APM