Sobre a Campanha

Além das vidas perdidas, colapso dos sistemas de Saúde e complicações econômicas, a pandemia de Covid-19 também trouxe ao mundo a chamada Infodemia, ou excesso de informações – de fontes oficiais, científicas, imprensa e não oficiais, o que ainda gera uma avalanche de fake news.

Levantamentos realizados pela Associação Paulista de Medicina - em junho de 2020 e entre dez/2020 e jan/2021 - revelam que mais de 90% dos médicos acreditam que as fake news e informações sem comprovação técnica interferem negativamente no enfrentamento à Covid-19 – fazendo com que as pessoas minimizem o problema e as recomendações de isolamento social etc.; desacreditem a Ciência e dificultem a aceitação das decisões dos profissionais de Saúde; pressionem por tratamentos sem comprovação científica; e enfraqueçam as medidas adotadas pelos governos no combate à doença.

Como representantes da classe médica e da sociedade civil organizada, temos que trabalhar para conscientizar as pessoas a não acreditarem em todas as informações que recebem, para ensiná-las a checar o que tiverem dúvidas e repassar apenas o que for válido e relevante. Vamos juntos atuar no diagnóstico e no tratamento das Fake News.

Webinars